spot_img
InícioPolíticaEleições 2026Oposição mirou em Celina Leão no 1º debate, mas governadora respondeu com...

Oposição mirou em Celina Leão no 1º debate, mas governadora respondeu com números e coragem

Encontro promovido pela Band reuniu seis pré-candidatos para ao governo do DF. Em meio a ataques coordenados de adversários, governadora destacou obras, investimentos e ações em apenas quatro meses de gestão

Publicado em

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
O primeiro debate entre os pré-candidatos ao Governo do Distrito Federal (GDF), realizado na noite deste domingo (9) pela TV Band, desenhou com clareza a dinâmica política que deve ditar o ritmo do pleito de 2026.
Marcado por um cenário de “todos contra uma”, a transmissão transformou-se em uma vitrine em que a oposição concentrou artilharia e discursos na figura da governadora Celina Leão (PP), que assumiu o comando do Palácio do Buriti em março.
Enquanto a estratégia predominante do bloco oposicionista se apoiou na cobrança política e na tentativa de colar desgastes no atual Executivo, Celina respondeu pontuando ações concretas, entregas de infraestrutura e a assunção direta de responsabilidades à frente da capital federal.
 Contraponto : cobranças vs. entregas
Ao longo dos quatro blocos do encontro, que contou com a presença de Celina Leão (PP), José Roberto Arruda (PSD), Kiko Caputo (Novo), Leandro Grass (PT), Paula Belmonte (PSDB) e Ricardo Cappelli (PSB), a busca por centralidade conduziu os embates diretos.
Para além do tom bélico utilizado pelos adversários nas rodadas de perguntas livres , a postura da governadora se concentrou na prestação de contas dos 120 dias em que está no comando do GDF.
A dinâmica do debate deixou evidente o cálculo eleitoral das chapas para 2026. De um lado, pré-candidatos buscando visibilidade através do embate direto contra a governadora Celina Leão.
De outro, Celina Leão optou por usar seu tempo de fala para defender o pragmatismo administrativo, ressaltando a própria trajetória politica e se colocando como a liderança disposta a encarar problemas históricos da cidade sem se esquivar da responsabilidade do cargo.

Ao final do primeiro debate, uma coisa ficou evidente: mesmo quando os adversários falavam de saúde, educação, segurança, mobilidade ou BRB, a discussão frequentemente retornava à governadora.

Sustentada por sua experiência parlamentar e executiva, Celina usou o espaço final para valorizar sua atuação à frente do Palácio do Buriti. Em tom de cobrança à maturidade do debate, rebateu a retórica oposicionista e direcionou o foco da transmissão para as soluções de governo já implementadas no DF.

E essa condição, mais do que qualquer ataque ou promessa, deve ser o eixo central dos próximos capítulos da disputa pelo Palácio do Buriti.

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM