InícioDistrito Federal Perdeu um Objeto no Metrô-DF? Agora, Busca Pode Ser Feita pelo Aplicativo

 Perdeu um Objeto no Metrô-DF? Agora, Busca Pode Ser Feita pelo Aplicativo

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O Metrô-DF acaba de lançar uma nova funcionalidade em seu aplicativo que promete facilitar a vida dos usuários que perderam objetos ou documentos nas estações ou trens. Com um fluxo diário de milhares de passageiros, o Posto Central de Objetos Achados e Perdidos (PCOAP) da companhia já acumula cerca de 4 mil itens, sendo a maioria deles nunca reclamados pelos proprietários. Apenas 17% dos pertences esquecidos foram devolvidos aos donos em junho deste ano, um dado que a empresa espera melhorar com a nova tecnologia disponível a partir de hoje (16/9).

O aplicativo, que já pode ser baixado gratuitamente tanto para dispositivos Android quanto iOS, agora conta com uma área específica para que os usuários registrem a perda de seus pertences. É possível informar a data aproximada, a estação onde o objeto pode ter sido perdido e fornecer uma descrição detalhada. Com base nesses dados, um empregado do Metrô-DF fará a busca no sistema para verificar se há algum objeto cadastrado com características semelhantes.

Assim que a busca for realizada, o usuário receberá uma notificação no próprio aplicativo com o resultado – seja ele positivo ou negativo. Esse status pode ser atualizado conforme novos itens são catalogados no sistema. Caso o objeto seja encontrado, o usuário deverá comparecer ao Posto de Achados e Perdidos, localizado na Estação Galeria, para retirar o item mediante apresentação de um documento de identificação válido, como RG ou CNH, além da comprovação da propriedade.

Maria de Lourdes Galvão, responsável pelo Posto, destaca a importância dessa nova ferramenta. “É um grande facilitador que estamos disponibilizando para os nossos usuários, porque eles vão conseguir entrar em contato mais facilmente com o Posto e nós vamos cruzar as informações com os objetos que temos. Nosso grande objetivo é devolver os pertences das pessoas”, afirma.

Mais Agilidade na Devolução

O sistema anterior era baseado em planilhas e os objetos perdidos nas estações chegavam ao posto central duas vezes por semana, o que podia atrasar a catalogação em até quatro dias. Agora, o novo sistema desenvolvido internamente pela equipe de Tecnologia da Informação do Metrô-DF permitirá que os itens sejam cadastrados diretamente na estação onde foram encontrados, o que agiliza a busca e aumenta as chances de devolução rápida.

Além disso, o sistema conta com um painel de controle interno que permite às equipes acompanhar a quantidade de objetos perdidos e o percentual de devoluções. A gerente de Estações do Metrô-DF, Célia Borges, acredita que a tecnologia trará mais eficiência ao processo: “Com o novo sistema, o objeto poderá já ser cadastrado no mesmo dia e estará disponível para a busca no sistema.”

 Ampliando o Uso do Aplicativo

Desde seu lançamento, o aplicativo do Metrô-DF tem agregado funcionalidades úteis para os usuários, como consulta aos horários dos trens, notificações sobre interrupções no serviço, informações sobre tarifas e a possibilidade de recarga de cartões. No entanto, apesar de contar com 60 mil downloads, apenas 11% dos usuários são considerados frequentes.

A expectativa é que a nova funcionalidade de achados e perdidos também incentive o aumento do uso do aplicativo, que se consolida como uma ferramenta importante para facilitar o dia a dia dos passageiros do sistema metroviário de Brasília.

Anualmente, cerca de 8 mil objetos e documentos passam pelo Posto de Achados e Perdidos. Os itens podem ficar armazenados por até 180 dias. Após esse período, os objetos são destinados à doação ou reciclagem, conforme previsto em norma.

 

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