InícioBrasil e MundoPix Agendado Recorrente torna-se obrigatório: Pagamentos automáticos podem ser agendados mensalmente

Pix Agendado Recorrente torna-se obrigatório: Pagamentos automáticos podem ser agendados mensalmente

Publicado em

A partir desta segunda-feira (28), o Pix Agendado Recorrente passa a ser um serviço obrigatório em todas as instituições financeiras do Brasil. A medida foi determinada pelo Banco Central (BC) em uma resolução publicada em dezembro de 2023 e reforçada em uma atualização de julho deste ano.

A nova funcionalidade permite que os usuários agendem pagamentos automáticos recorrentes, garantindo que os valores sejam transferidos sempre no mesmo dia de cada mês, tanto para contas de pessoas físicas quanto para empresas.

A iniciativa visa facilitar transações regulares, como pagamentos de mensalidades, assinaturas, serviços prestados por autônomos e contribuições a empresas. Agora, qualquer pessoa poderá cadastrar um Pix Agendado Recorrente, definindo um valor fixo e a data desejada para a transferência. Com isso, os valores serão automaticamente debitados da conta do pagador e creditados na conta do recebedor sem a necessidade de intervenção mensal, o que oferece praticidade e segurança.

Até então, o Pix Agendado Recorrente existia de forma facultativa, sendo oferecido por algumas instituições, mas sem obrigatoriedade para todas as empresas do setor financeiro.

Agora, com a padronização, espera-se que mais usuários adotem a modalidade para seus compromissos financeiros recorrentes. Para configurar o serviço, o cliente deve inserir as informações de pagamento e cadastrar a recorrência diretamente no aplicativo de sua instituição financeira.

A expectativa do Banco Central é que a funcionalidade facilite a vida de milhões de brasileiros, proporcionando maior praticidade e possibilitando o planejamento financeiro com mais segurança.

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM