Nesta quarta-feira (20),foi aprovada pela Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara , o projeto de lei nº 402/2023, de autoria do deputado Joaquim Roriz Neto (PL), que permite o pagamento da passagem por meio de PIX no transporte público coletivo do Distrito Federal.
O PL se aplica tanto ao sistema rodoviário como metroviário, e também a qualquer outro que venha a ser instituído na capital. A redação da proposta esclarece que serão instalados nos veículos os equipamentos necessários para a realização do pagamento por meio de PIX e que a nova modalidade não excluirá as outras já existentes.
Para o autor da propostao deputado Joaquim Roriz Neto a iniciativa visa modernizar o uso transporte público e favorecer os cidadãos que utilizam esse meio em seu dia a dia. “A Administração Pública deve se adequar ao avanço tecnológico das operações bancárias, principalmente para facilitar a vida do cidadão no pagamento de tarifas, assegurando-lhe agilidade, comodidade e segurança nas transações”, afirmou o parlamentar.