Adolescentes e jovens de 15 a 19 anos têm até este sábado (14) para receber a vacina contra o HPV nos postos de saúde do Distrito Federal. A ampliação temporária do público-alvo, em vigor desde março, foi uma estratégia da Secretaria de Saúde para alcançar quem perdeu a oportunidade de se vacinar mais cedo.
Após o fim do prazo, a vacina volta a ser aplicada exclusivamente em crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, faixa etária originalmente recomendada pelo Ministério da Saúde.
A vacinação está disponível em mais de 100 pontos distribuídos pelo DF, verifique os locais aqui. Para se imunizar, basta apresentar um documento com foto e o cartão de vacinação. A lista de locais pode ser consultada no site da Secretaria de Saúde.
A dose aplicada é única e tem como objetivo proteger contra os principais tipos do Papilomavírus Humano (HPV), responsável por infecções que afetam pele e mucosas, especialmente nas regiões genital, anal e oral. Embora a transmissão ocorra majoritariamente por contato sexual, o vírus também pode ser passado pelo simples contato entre genitais, mesmo sem penetração.
Dados do Ministério da Saúde indicam que o HPV está associado a cerca de 90% dos casos de câncer de colo do útero — tipo que atinge mais de 17 mil mulheres e provoca cerca de 7 mil mortes por ano no Brasil. O vírus também pode causar verrugas genitais e cânceres no pênis, na garganta e na laringe.
A vacina contra o HPV é segura, gratuita e considerada uma das formas mais eficazes de prevenção. A recomendação das autoridades de saúde é que a imunização seja feita antes do início da vida sexual, mas o reforço da campanha para quem tem até 19 anos busca ampliar a proteção em uma faixa etária ainda considerada de alto risco para o contágio.