InícioGeralPrimeira unidade da Santa Casa de Misericórdia no DF será em Samambaia

Primeira unidade da Santa Casa de Misericórdia no DF será em Samambaia

Estão em curso as tratativas para ceder terreno na região administrativa destinado à implantação da primeira unidade da capital federal

Publicado em

A primeira unidade da Santa Casa de Misericórdia no DF, local de saúde dedicado a cuidar dos mais necessitados deve ganhar uma sede em Samambaia, o Governo do Distrito Federal (GDF) está em tratativas para ceder uma área à entidade.

Um passo importânte para que a entidade abra as portas na capital federal, nesta quinta-feira (03), durante reunião do governador Ibaneis Rocha e da vice-governadora Celina Leão com o coordenador da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, o deputado federal Antônio Brito; o presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Mirócles Véras; o ex-governador, empresário e presidente do PSD-DF, Paulo Octávio; e o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, houveram avanços nessa tratativa que futuramente beneficiará  a população.

Santa Casa de Misericórdia

A Santa Casa de Misericórdia é uma irmandade que tem como missão o tratamento e sustento a enfermos e inválidos, além de dar assistência a “expostos” – recém nascidos abandonados na instituição.No Brasil, surgiu ainda no período colonial, instalando-se em Santos desde 1543, seguido pela Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Olinda e São Paulo, sendo a primeira instituição hospitalar do país.

Atualmente, no Brasil, existem mais de 1800 hospitais da Santa Casa e  obra está presente em quase todas as capitais e em muitos municípios do interior do país.

Até então o Distrito Federal é a única unidade da federação sem uma sede da Santa Casa o que segundo o governador Ibaneis Rocha mudará em breve,“é importante para o DF ter uma sede da Santa Casa como braço de apoio ao Sistema Único de Saúde. Eles fazem um belíssimo trabalho de filantropia e atendimento aos mais necessitados e vamos dar todas as condições para que a construção avance o mais rápido possível”, disse Ibaneis Rocha.

Na ocasião  o presidente da CMB, Mirócles Veras, destacou que aparceria entre a entidade e o GDF tem tudo para ser êxitosa, “a Santa Casa do DF será um importante apoio para a Secretaria de Saúde, atuando como um complemento. A concepção será para atender as necessidades do SUS da região. Queremos ser um hospital de alta complexidade dentro da maior necessidade do DF”.

O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, lembrou que Samambaia é uma das maiores cidades da região Oeste e o aumento nas opções e ofertas de saúde à população vem em boa hora. “Definição boa que o governador acabou de tomar de disponibilizar o terreno. Vamos ratificar as condições para que a Santa Casa seja construída com toda segurança necessária. Esse é mais um serviço que chega em boa hora, de ampliação dos nossos serviços”, ressaltou o secretário.

 

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM