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Projeto de Ressocialização da Unidade de Internação de Santa Maria Vence Prêmio Nacional de Direitos Humanos

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O que originalmente se traduz como Rhythm and Poetry, a expressão RAP ganhou um novo significado no Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria (UISM): Ressocialização, Autonomia e Protagonismo. Este projeto inovador não só batiza a iniciativa da unidade, mas também se consagrou como o grande vencedor da etapa nacional do V Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos Óscar Arnulfo Romero.

Apoiado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), o projeto RAP utiliza a musicalidade e a poesia como ferramentas pedagógicas, promovendo uma cultura de paz e direitos humanos entre adolescentes em medida socioeducativa de privação de liberdade. Na quinta edição do prêmio, o foco está na promoção dos direitos humanos em várias áreas, incluindo coexistência democrática, pluralismo, igualdade racial, étnica ou de gênero, empoderamento de mulheres e meninas, defesa dos direitos dos migrantes, transformação verde e direitos humanos no contexto da transformação digital e das redes sociais.

O prêmio Óscar Arnulfo Romero é dividido em duas fases: uma nacional, que reconhece as melhores iniciativas de cada país, e uma ibero-americana. Na etapa internacional, os três melhores projetos serão premiados com US$ 8 mil para o primeiro lugar, US$ 4 mil para o segundo e US$ 2 mil para o terceiro. A cerimônia de premiação ocorrerá em setembro no Rio de Janeiro, durante o V Encontro Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos, organizado pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI).

Os vencedores também receberão diplomas de credenciamento e serão nomeados embaixadores da Rede Ibero-americana de Educação em Direitos Humanos e para a Cidadania Democrática, com a possibilidade de apresentar suas iniciativas em outros fóruns e programas.

Além do reconhecimento nacional, o Núcleo da Unidade de Internação de Santa Maria está concorrendo ao prêmio de Melhor Escola do Mundo na categoria “Superando Adversidades”. Esta categoria destaca projetos que ensinam socioeducandos por meio da música. Selecionado entre ações de todo o planeta, o projeto chegou aos dez finalistas e agora disputa o título internacional através de voto popular, sendo o único representante brasileiro na categoria.

Desde seu lançamento em 2015, o projeto RAP já assistiu mais de 1.500 socioeducandos e acumulou mais de 20 prêmios, além de lançar obras em CDs, livros e produções audiovisuais. Na mesma categoria da UISM, concorrem escolas de países como Reino Unido, África do Sul, Afeganistão, Ucrânia, Serra Leoa, Polônia, Nigéria e Estados Unidos. O prêmio de Melhor Escola do Mundo conta ainda com outras quatro categorias: Colaboração da Comunidade, Envolvimento Ambiental, Inovação e Apoiando Vidas Saudáveis. Em todas elas, há mais três colégios brasileiros, de São Paulo, Pará e Amazonas. Os vencedores dessas categorias receberão um total de US$ 50 mil.

O reconhecimento do projeto RAP e sua inclusão entre os melhores do mundo ressalta a importância da música e da arte como ferramentas de transformação social, especialmente em contextos de vulnerabilidade e privação de liberdade.

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