Houve grande repercursão nas redes sociais, um vídeo que mostra um aluno entregando um pacote de palha de aço para uma professora negra no Centro de Ensino Médio 9 (CEM9), em Ceilândia/DF.
Repercutiu ontem (14) no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal. E alguns parlamentares se posicionaram sobre essa triste situação. A deputada Doutora Jane (Agir) condenou o episódio com veemência. “O que vimos foi um desrespeito à mulher negra e professora. Racismo não é brincadeira, racismo é crime. No caso daquele jovem, é um ato infracional análogo ao crime de racismo”, explicou. A distrital informou ainda que seu mandato vai pedir investigação imediata da Polícia Civil sobre o ocorrido.
Outro parlamentar que também expressou o seu repúdio foi o deputado Joaquim Roriz Neto (PL) . “Essa situação é inadmissível! Temos que combater todo tipo de racismo. Precisamos entender que esse racismo estrutural leva à violência contra a mulher”, afirmou.
O deputado Gabriel Magno (PT) evidenciou a crueldade implícita em casos como esse.
“O racismo, o machismo e o preconceito que várias professoras enfrentam se revelam muito cruel, pois as pessoas dizem que é só uma brincadeira. Não vimos nenhuma solidariedade naquele vídeo. A ignorância parece que tomou conta de uma parcela da sociedade”, criticou.