InícioDistrito FederalReforço na saúde: DF recebe 461 médicos para melhorar atendimento à população

Reforço na saúde: DF recebe 461 médicos para melhorar atendimento à população

240 profissionais são do cadastro de reserva do último edital da carreira médica, 21 foram convocados para substituir candidatos que não se apresentaram em chamamento anterior e 200 são de contratos temporários

Publicado em

O sistema de saúde pública do Distrito Federal será fortalecido com a chegada de 261 novos médicos em 15 especialidades. Esses profissionais serão designados para as unidades da capital com o objetivo de reforçar as equipes do Sistema Único de Saúde (SUS).
As nomeações foram formalizadas nesta sexta-feira (5) pelo governador Ibaneis Rocha e divulgadas em  edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

Ao lado da secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, o governador Ibaneis Rocha assinou a nomeação dos médicos, publicada em edição extra do DODF desta sexta | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Do total, 240 médicos fazem parte do cadastro de reserva do último concurso para a carreira médica, referente a 2022, enquanto os outros 21 médicos convocados irão ocupar vagas de candidatos que não apresentaram a documentação necessária em chamadas anteriores.

Estes profissionais se juntarão aos 200 médicos generalistas temporários que ingressaram nesta semana.Para viabilizar essas contratações, o Governo do Distrito Federal (GDF) emitiu o Decreto nº 45.635, datado de 25 de março de 2024, que autoriza a abertura de um crédito suplementar no valor de R$ 34.945.123 ao Fundo de Saúde do Distrito Federal, recurso proveniente do próprio Executivo.

Dentre os profissionais contratados, teremos 102 especialistas em ginecologia e obstetrícia, 73 em pediatria, 32 em anestesiologia, e outros. Lucilene explicou: “Foram chamados médicos em áreas onde há escassez e uma demanda crescente da população.”

Os novos funcionários se somam aos 6.195 servidores da Secretaria de Saúde nomeados desde 2019. Nos chamamentos anteriores, foram convocados 2.417 médicos, correspondendo a 40% do total de funcionários da pasta.

Veja  as especialidades que serão reforçadas:

→ Ginecologia e obstetrícia: 102
→ Pediatria: 73
→ Anestesiologia: 32
→ Cirurgia pediátrica: 11
→ Neonatologia: 9
→ Pneumologia: 9
→ Hematologia e hemoterapia: 5
→ Infectologia: 4
→ Psiquiatria: 4
→ Paliativista: 3
→ Medicina de emergência: 3
→ Dermatologista: 2
→ Endocrinologia e metabologia: 2
→ Geriatria: 1
→ Medicina física e reabilitação: 1

Total: 261 (dos quais  21 médicos referem-se a substituições de nomeações já realizadas no presente exercício tornadas sem efeito).

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM