A revista time elegeu a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco como 1 das 12 mulheres de destaque do ano de 2023, Anielle Franco é a primeira brasileira a ocupar o ranking.
O anuncio foi feito nesta quinta -feira (02), até então nenhuma brasileira ocupou o posto. Outras brasileiras, como Dilma Rousseff e Sônia Guajajara, entraram na lista de “100 pessoas mais influentes” do mundo, em outros anos.
De acordo com o perfil publicado pela Time, Anielle Franco nunca planejou entrar para a política, mas isso mudou após a perda de sua irmã, quando, incansavelmente, se dedicou à busca por justiça. “Eu perdi o medo quando eles mataram a minha irmã. Agora eu luto por algo muito maior do que eu mesma”, disse à revista.
Além de Anielle Franco a publicação elencou mais 11 mulheres que tem papel de destaque na lista estão:
- Masih Alineja, jornalista iraniana exilada nos Estados Unidos após revelar casos de corrupção em seu país;
- Olena Shevchenko, defensora dos direitos LGBTQIA+ na Ucrânia;
- Ayisha Siddiqa, paquistanesa que luta contra as mudanças climáticas;
- Véronica Cruz Sánchez, que atua para garantir segurança a mulheres que precisam optar pelo aborto no México;
- Phoebe Bridgers, cantora e compositora também engajada na luta pelo direito ao aborto;
- Cate Blanchett, atriz indicada ao Oscar;
- Angela Basset, cantor, compositora, atriz e diretora norte-americana;
- Ramla Ali, boxeadora e modelo profissional somali;
- Megan Rapinoe, jogadora de futebol norte-americana;
- Makiko Ono, nova CEO da Suntory Beverages e
- Quinta brunson,e escritora, produtora, atriz e comediante norte-americana.
Quem é Anielle Franco
Em seu perfil do Twitter Anielle Franco se define como “Educadora, jornalista, escritora, feminista preta, mãe de meninas, doutoranda, diretora do Instituto Marielle Franco e irmã de Marielle”. Nascida em 1985 no Complexo da Maré, Anielle começou a jogar vôlei com apenas oito anos de idade e acabou se tornando jogadora profissional, passando por times como Vasco e Flamengo.
No comando do instituto, ela liderou iniciativas importantes, como o lançamento da Plataforma Antirracista nas Eleições, em julho de 2020, para apoiar candidaturas negras nas eleições municipais. Anielle Ftanco também coordenou uma pesquisa para mapear a violência política de raça e gênero no Brasil com o intuito de fazer um retrato dos direitos políticos das mulheres negras no País.Atuamente Anielle Franco ocupa o posto de Ministra da Igualdade Racial.