Durante entrevista ao programa Balanço Geral da Record TV, nesta quarta-feira (04/10),o governador Ronaldo Caiado falou sobre os avanços da sua gestão em áreas essencias como saúde, segurança pública e infraestrutura .
No tocante da saúde pública o governador falou sobre a redução da espera por cirurgias eletivas e o andamento da construção do Hospital Complexo Oncológico de Referência de Goiás (Cora).
Segundo Ronaldo Caiado, a rede pública de saúde já reduziu a fila por cirurgias eletivas em 40%. Entre janeiro e agosto deste ano, o mutirão realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) conseguiu agilizar a execução de mais de 5 mil procedimentos cirúrgicos por mês.
Até o final do ano a prespectiva é de reduzir ainda mais a quantidade de pessoas que aguardam por cirurgias eletivas.
“Até o final do ano chegaremos a mais de 60% de pacientes na fila de espera já operados”, estimou o governador.
A força-tarefa é uma resposta que se mostrou eficaz ao acúmulo de pacientes aguardando procedimentos, que são realizados em 19 unidades hospitalares do Estado.
“Nós estamos realizando convênios e pagando hospitais da rede municipal e privada com o intuito de zerar essa fila”, explicou Caiado sobre a parceria firmada com unidades de saúde nos municípios de Catalão, Ceres, Rio Verde e Quirinópolis, por exemplo.
Para atender elhor apopulaçõa, serão realizadas mais 6,5 mil operações até o fim deste ano. O foco é realizar 2 mil procedimentos em mastologia este mês, dentro da Campanha Outubro Rosa; outras 3 mil cirurgias neurológicas e ortopédicas em novembro; além de 1.500 procedimentos oftalmológicos em dezembro.
Outro assunto abordade durante a entrevista,foi o andamento das obras do Cora. Na ocasião o governadir falou sobre as obras que tiveram investimento de R$ 424,7 milhões do Tesouro Estadual. O novo hospital terá área total construída de 44,7 mil metros quadrados. As fundações dos prédios 1, 2 e 3 na ala infantil foram finalizadas. Já o prédio de Transplante de Medula Óssea (TMO) possui a cobertura completa, incluindo calhas, rufos e telhas.
“Antes de eu entrar no governo, não tinha um hospital no estado com condições de tratar pacientes com câncer, o primeiro que abrimos foi o Hospital de Uruaçu. Agora, a planta do Cora é o que existe de mais moderno no mundo. Vamos construir um hospital moderno e com tecnologia para atender os pacientes acometidos com o câncer”, finalizou o governador.