InícioDistrito FederalSecretaria de Saúde do DF capacita 247 militares para enfrentamento da dengue...

Secretaria de Saúde do DF capacita 247 militares para enfrentamento da dengue na região

Militares devem realizar visitas domiciliares e aplicação larvicida e fumacê

Publicado em

Nesta segunda-feira (29), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realizou  treinamento para 247 militares do Exército Brasileiro que  reforçarão o combate à dengue no DF.

O trabalho conjunto contará com  176 soldados designados para visitas domiciliares, 30 motoristas de ambulância, 20 motoristas de fumacê, 16 sargentos e cinco oficiais envolvidos na operação.

Durante o treinamento,os militares foram instruídos sobre como realizar visitas domiciliares e identificar focos do mosquito e larvas do Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya. Além disso, o Exército também forneceu apoio às ações de saúde com duas ambulâncias e 30 camas de campanha para equipar as tendas de atendimento à população.

Os militares iniciam o trabalho de campo na quarta-feira (31), em Samambaia e Ceilândia.O subsecretario de Vigilância a Saúde da SES-DF, Fabiano dos Anjos,pediu o apoio dos cidadãospara o sucesso das ações. “Neste momento, pedimos à população que receba os soldados para verificar os focos de dengue. Eles estão sendo treinados para isso e esperamos que essa conscientização e visitas tenham resultado a médio prazo. É preciso ter a consciência de se tornar um agente da própria saúde”, alertou.

Na última quinta-feira (25), o Governo do Distrito Federal (GDF) ,decretou situação de emergência na saúde pública dado o risco de epidemia de dengue e outras arboviroses. A medida, faz com que o governo ganhe agilidade para tomar as medidas administrativas necessárias para conter a doença, em especial a aquisição de insumos e materiais e a contratação de serviços.

Além disso , o Ministério da Saúde confirmou para fevereiro o primeiro envio da vacina contra a dengue: 521 municípios foram selecionados para iniciar a vacinação, inclusive o DF. Nesse primeiro momento o público da vacina são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, uma das faixas etárias que concentram maior número de hospitalizações por dengue.

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM