Nesses primeiros dias de fevereiro o Detran-DF ,desenvolveu ações voltadas à conscientização sobre os riscos da combinação de álcool e direção e no policiamento e fiscalização das viascom o objetivo de promover um Carnaval mais seguro para a população.
A Operação Carnaval Seguro não registrou nenhuma morte nas vias do DF durante os quatro dias de carnaval, de acordo com dados preliminares.
Durante o período compreendido entre a sexta-feira (2) e a madrugada de quarta-feira (14), foram realizadas 125 operações pelas equipes responsáveis pelo policiamento e fiscalização do trânsito. Essas ações resultaram na abordagem de 3.685 condutores, além da realização de 3.206 testes de alcoolemia. Nesse intervalo, 241 condutores foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool, 66 estavam sem habilitação, 62 com a CNH vencida há mais de 30 dias, 99 motociclistas foram flagrados pilotando motocicletas com escapamento modificado e outros 180 condutores foram pegos cometendo diversas infrações.
No Carnaval de 2023, foram registradas seis fatalidades no trânsito do Distrito Federal: três em rodovias federais, duas em vias distritais e uma em área urbana. Adicionalmente, 557 condutores foram autuados por dirigir sob efeito de álcool, número que mais que dobrou em relação ao ano anterior.
Educação
Desde o início de fevereiro, a Diretoria de Educação de Trânsito criou um cronograma de atividades para conscientizar os motoristas sobre os perigos de dirigir sob a influência de álcool. Estas ações foram realizadas em locais com grande concentração de pessoas, como o Shopping Venâncio, e em numerosos bares durante o “Rolê Consciente”, assim como nos blocos de Carnaval, como Baratinha, Galinho, Baratona e Pacotão. Nestes eventos, os foliões receberam materiais educativos, participaram de palestras, peças teatrais e desfrutaram da presença de repentistas.
Ao todo, 5 mil pessoas foram abordadas pelos educadores de trânsito e 2 mil crianças foram identificadas nos blocos de Carnaval, onde receberam informações sobre segurança no trânsito e uma pulseirinha contendo os contatos dos pais para evitar que se perdessem durante a festa.