Nesta quinta-feira (10), a arte e a solidariedade vão dividir o mesmo palco em Planaltina. A unidade móvel do Hemocentro de Brasília estará no estacionamento da Administração Regional, das 9h às 16h, para uma ação especial de coleta externa de sangue. E quem estiver por lá vai se deparar com uma cena que mistura fé, cultura e empatia: atores da Via Sacra do Morro da Capelinha estarão doando sangue caracterizados com os trajes da encenação.
A iniciativa faz parte da preparação dos estoques de sangue para o feriado da Páscoa, período em que tradicionalmente há queda no número de doações, mas a demanda continua alta. E ninguém melhor para simbolizar a doação do que os voluntários que anualmente revivem a Paixão de Cristo em uma das maiores manifestações culturais do Distrito Federal.
Mais que encenação, um ato de amor
Reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial desde 2008, a Via Sacra do Morro da Capelinha mobiliza centenas de voluntários e atrai milhares de espectadores todos os anos. Em 2025, a mobilização vai além do palco simbólico do Morro: é nos bancos da unidade móvel do Hemocentro que o elenco vai exercer, na prática, o espírito de entrega e cuidado com o próximo.
A ideia é clara: transformar a celebração da Semana Santa também em uma corrente de solidariedade, incentivando o público a refletir não só sobre o sentido da data, mas sobre como cada um pode fazer a diferença na vida de outra pessoa.
Apesar das vagas online para a coleta externa já estarem preenchidas no site Agenda DF, ainda há possibilidade de doação por encaixe, conforme a capacidade de atendimento. Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar em boas condições de saúde.
Quem estiver gripado deve aguardar 15 dias após o fim dos sintomas. Para casos de covid-19, o intervalo é de 10 dias após o desaparecimento dos sintomas, desde que não haja sequelas — e para assintomáticos, a contagem começa a partir da data do exame.
Medicamentos, cirurgias recentes ou exames como endoscopia também podem ser impeditivos temporários, por isso é importante conferir os critérios atualizados no site do Hemocentro.
Serviço com alma e propósito
A ação desta quinta-feira em Planaltina mostra como parcerias entre cultura e saúde pública podem transformar campanhas em movimentos de impacto real. É sobre colocar o coração — literalmente — em favor da vida.
Em tempos em que tudo parece correr rápido demais, ver um grupo de artistas parar sua rotina para doar sangue vestido de personagem, carregando simbolismos tão profundos, é um convite a cada um de nós: e você, quando foi a última vez que doou?Ação de Doação de Sangue
-Quinta-feira, 10 de abril
-Das 9h às 16h
– Estacionamento da Administração Regional de Planaltina
-Informações: www.hemocentro.df.gov.br