InícioCidadesTúnel Rei Pelé: maior obra de sua gestão de Ibaneis Rocha

Túnel Rei Pelé: maior obra de sua gestão de Ibaneis Rocha

Uma demanda histórica dos moradores de Taguatinga, onde foram investidos R$ 275 milhões e gerados mais de 1,6 mil empregos.

Publicado em

Inaugurado  na manhã desta segunda-feira (5/6), aniversário de 65 anos de Taguatinga,  o Túnel Rei Pelé é a maior obra da Gestão de Ibaneis Rocha. Construido e entregue em menos de cinco anos e veio para trazer mais fluides ao trânsito na região e para atender a uma demanda antiga dos moradores de Taguatinga.

Para marcar o momento,  foi realizado um evento no local   com a presença de autoridades distritais e federais. A previsão do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) é que as duas pistas estejam liberadas para o trânsito de veículos até às 17h, com a  passagem diária de 135 mil motoristas.

Entrega Túnel Rei Pelé
Foto: Anderson Parreira / Agência Brasília

Na ocasião o governador Ibaneis Rocha assinou o decreto que oficializa o nome do túnel de Rei Pelé. E também foi entregue uma obra de arte com o rosto do jogador de futebol que ficará exposta na região do centro de Taguatinga.

Governador Ibaneis Rocha entrega Túnel Rei Pelé, maior obra de sua gestão.
Foto: Anderson Parreira / Agência Brasília

Túnel Rei Pelé

O túnel possuí 1.010 metros de extensão: 830 m cobertos com duas pistas paralelas, cada uma com três faixas de rolagem em cada sentido. Nas vias, foram colocados quatro radares eletrônicos e o limite máximo de velocidade é de 60km/h.

A obra teve início em julho de 2020 e fará a ligação subterrânea para quem segue no sentido   à Ceilândia, pela EPTG, e também  oferece uma via alternativa pela superfície para o Centro de Taguatinga. No sentido contrário, os carros quetrafegam na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, passarão pelo túnel e sairão na estrada parque.As  vias marginais darão acesso às Avenidas Comerciais e Samdu Sul e Norte.

Além disso o Túnel Rei Pelé integra o Corredor Eixo Oeste, um conjunto de vias e corredores para ônibus, viadutos e túnel ligando o Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto, com viagem estimada para durar 30 minutos.

A obra teve um custo de R$ 275.744.558,87, os recursos foram fruto  de contrato de financiamento firmado pelo GDF com a Caixa Econômica Federal.

“Essa inauguração traz modernidade para o centro da cidade, beneficia uma população enorme, que vem de Samambaia, Ceilândia, Pôr do Sol/Sol Nascente e de outras regiões. Essa obra, entregue nos 65 anos da cidade, coloca Taguatinga em outro patamar. Agradeço a compreensão dos moradores e vamos continuar firmes trabalhando pelo nosso DF”, disse Ibaneis Rocha durante a entrega da obra.

Foto: Anderson Parreira / Agência Brasília
Foto: Anderson Parreira / Agência Brasília

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM