As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Distrito Federal realizaram mais de 2,1 milhões de atendimentos entre janeiro e junho deste ano. Do total, cerca de 302,9 mil foram voltados à saúde bucal, de acordo com dados do InfoSaúde-DF, portal oficial de transparência da Secretaria de Saúde do DF.
Os números reforçam o papel central da Atenção Primária à Saúde como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Com 181 unidades espalhadas pelas regiões administrativas, as UBSs concentram a prevenção e o tratamento de problemas de saúde mais recorrentes enquanto os hospitais se dedicam a casos de maior complexidade.
A estrutura é composta por equipes de Saúde da Família, formadas por médicos generalistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários. Há ainda equipes específicas para a saúde bucal e grupos multiprofissionais, que incluem psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, fisioterapeutas, assistentes sociais e fonoaudiólogos.
O atendimento nas UBSs é feito por equipes que acompanham os pacientes em diferentes fases da vida. A ideia é promover um cuidado integral, com foco na criação de vínculos e no conhecimento da realidade local.
Presentes em todo o território do DF, as unidades buscam garantir acesso mais ágil e resolutivo à população. Além de consultas e procedimentos, os serviços incluem ações educativas, vacinação e acompanhamento de doenças crônicas.