Na última semana em entrevistas e falas públicas , sobre os atentantos antidemocraticos do dia 08/01/2023, que tristemente maracaram a história do Brasil, de Brasília e das Instituiçõs, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT), criticou duramente e equivocadamente o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha(MDB).
Em entrevista ao jornal ” O Globo”, na sexta-feira (5/1) , o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que havia um “pacto” entre o ex-presidente Jair Bolsonaro; o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; a Polícia do Distrito Federal e a Polícia do Exército durante os ataques ocorridos em Brasília em 12 de dezembro de 2022.
Em sua fala o presidente disse,“Havia na verdade um pacto entre o ex-presidente da República (Jair Bolsonaro), o governador de Brasília (Ibaneis Rocha) e a polícia, tanto a do Exército quanto a do DF (Distrito Federal). Isso havia, inclusive com policiais federais participando. Ou seja, aquilo não poderia acontecer se o Estado não quisesse que acontecesse”, apontou Ele ,ao comentar o contexto dos ataques de dezembro e de 8 de janeiro.
No direito há a máxima de a quem acusa o ônus da prova, e as falas do presidente na entrevista são equivocadas, dado que as investigações não apontam responsabilidade e nem participação direta e indireta do governador Ibaneis Rocha.
Durante esses dias o governador Ibaneis Rocha, tem sido alvo de notícias que repercutiram a entrevista do presidente Lula, o colcando no centro do episódio que comprovadamente o governador não tem nenhuma participação.
No legislativo local , apenas 3 parlamentares ( entre deputados e ex-deputados) saíram em defesa publicamente do chefe do executivo local. São eles o deputado distrital Hermeto (MDB), o ex-deputado Rodrigo Delmasso ( Republicanos) e o ex-deputado Carlos Tabenez (MDB).
Ontem (08) , o deputado Hermeto foi o único parlamentar da base aliada do governo e da atual legislatura, que mesmo de férias se pronunciou em seu perfil no instagram o sobre as duras críticas que o governador tem recebido infundadamente.
hermeto destacou que, “como relator da CPI do 8 de janeiro na CLDF, passamos nove meses investigando. Em toda a investigação, nada levou ao Governador Ibaneis. Nada. O governador Ibaneis é um homem honesto, um homem que trabalha muito para o Distrito Federal. Ele não concordou com nada. Delegou as funções ao Secretário de Segurança Pública, a todos. E ele foi pego de surpresa, como todo mundo. É injusto afirmar que o governador tenha participado, ajudado ou facilitado as ações do 8 de janeiro. O governador é um homem de personalidade, um homem sério, e tem feito um ótimo trabalho no Governo do Distrito Federal. Venho aqui me solidarizar com o governador e dizer que ele não teve participação nos atos dos vândalos que entraram nos prédios públicos”, disse o parlamentar.
No domingo (07) , o ex-deputado Rodrigo Delmaso, rebateu declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, publicando em seu perfil do X, “triste a declaração do @LulaOficial que havia um ‘pacto’ entre o Gov @IbaneisOficial e o ex-presidente @jairbolsonaro. O Gov @IbaneisOficial é um entusiasta da democracia e acima de tudo SEMPRE respeitou as instituições democráticas! Quem diz o contrário faz ilações levianas”.
Quem também saiu em defesa do governador Ibaneis Rocha , foi o ex-deputado Carlos Tabanez , que publicou um vídeo em sua rede social , falando sobre os equívocos do presidente Lula, “nosso governador sempre trabalhou pela manutenção da ordem , da paz e da segurança no Distrito Federal.Nosso governador não apenas repúdia qualquer tipo de invasão, mas também trabalha ativamente para gerar tranquilidade e paz a nossa população; então é inadimissível esse tipo de comentario .E nós de Brasília não vamos aceitar esse tipo de fake news”, disse Tabanez.
*Por Ribamar Silva