O Distrito Federal registrou 4.478 internações por pneumonia ou complicações da gripe entre janeiro e agosto deste ano, números que chamam atenção especialmente nesta quarta-feira (12), Dia Mundial da Pneumonia. O alerta reforça a importância de manter a vacinação em dia para reduzir riscos de complicações graves.
“Vacinas são essenciais para prevenir casos severos de pneumonia e proteger vidas”, afirma Tereza Luiza Pereira, gerente da Rede de Frio Central da SES-DF. “Crianças, idosos, pessoas com doenças crônicas e outros grupos prioritários devem conferir se o cartão de vacinação está atualizado.”
Entre as principais vacinas está a imunização anual contra a gripe, indicada para crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos e pessoas com doenças crônicas. Até esta terça-feira, 859 mil doses já haviam sido aplicadas no DF, ajudando a reduzir complicações respiratórias e internações.
Outra proteção importante é a vacina pneumocócica 10-valente (VPC-10), incluída no calendário infantil. O esquema prevê doses aos dois e quatro meses, com reforço aos 12 meses, prevenindo também casos de otite.
Até 5 de novembro, 35.896 crianças menores de um ano receberam o esquema básico, o que corresponde a 88,6% da meta, abaixo do ideal de 95%. A dose de reforço atingiu 85,2% do público-alvo. Crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias ainda podem se imunizar nas UBSs.
A vacina pneumocócica 23-valente é voltada a grupos específicos, como idosos acamados ou residentes em instituições fechadas, que devem receber uma dose a cada cinco anos.
Crianças a partir de dois anos com condições médicas especiais, incluindo infecção por HIV, tratamento oncológico, transplantes, cardiopatias crônicas ou diabetes também podem ser vacinadas, mediante avaliação médica, nas unidades que prestam atendimento pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie).
A Secretaria de Saúde reforça que manter a vacinação em dia é a forma mais eficaz de reduzir complicações graves e internações. Quem ainda não se imunizou deve procurar a UBS mais próxima e atualizar o cartão de vacinas, contribuindo para a prevenção de doenças que podem ser fatais.




