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Vai de Bike: DF Terá Maior Malha Cicloviária do País com Mil Quilômetros até 2026

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O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou nesta sexta-feira (20) o lançamento do programa “Vai de Bike”, uma iniciativa ambiciosa que busca transformar a capital federal em referência nacional em mobilidade sustentável. O projeto tem como meta alcançar, até 2026, a marca de mil quilômetros de ciclovias modernas e acessíveis, consolidando o Distrito Federal como a unidade da Federação com a maior malha cicloviária do país.

Com um investimento total de quase R$ 123 milhões, o programa prevê a construção de 325 quilômetros de novas ciclovias, além da manutenção e revitalização de trechos já existentes que necessitam de reformas. O anúncio oficial foi realizado pelo governador Ibaneis Rocha durante a entrega do novo Pistão Sul, uma via crucial para o tráfego da região, que foi completamente recuperada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). Com 10,8 km de extensão, a via beneficia diretamente cerca de 60 mil motoristas diariamente.

“O Vai de Bike é um programa que vai muito além do lazer e do esporte. Nossa meta é fazer com que, até o final do governo, a bicicleta seja utilizada como uma forma de transporte integrada ao sistema de mobilidade do DF, trazendo mais qualidade de vida e sustentabilidade para a população”, destacou o governador Ibaneis Rocha. Além da ampliação da malha cicloviária, o programa introduz um sistema de compartilhamento de bicicletas elétricas, com 300 unidades distribuídas em pontos estratégicos do Distrito Federal, incentivando o uso de alternativas mais sustentáveis de transporte.

O programa “Vai de Bike”

O “Vai de Bike” é resultado de um esforço conjunto de diversos órgãos do GDF, com a supervisão da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) e a coordenação da Secretaria de Obras. Segundo a vice-governadora Celina Leão, o programa é um marco para a cidade: “Estamos falando da maior malha cicloviária do país. Isso significa mais segurança para os ciclistas, promoção de saúde e bem-estar para quem usa a bicicleta tanto para o lazer quanto para o transporte diário, além de um grande impacto positivo no meio ambiente.”

Fases do projeto

O programa foi estruturado em três fases de implementação. A primeira fase contempla obras já em andamento, executadas pelo DER-DF, e projetos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), que serão realizados pela Secretaria de Obras. Nessa etapa, serão construídos 55,1 km de ciclovias em áreas como o Pistão Sul (8,8 km), Hélio Prates (6 km), ESPM (3,6 km), Epig (3,6 km), entre outros trechos, totalizando um investimento inicial de R$ 2,9 milhões.

A segunda fase prevê investimentos de R$ 82,4 milhões em 25 projetos que somam 153,2 km de novas ciclovias, incluindo obras em regiões administrativas como Samambaia, Taguatinga, Ceilândia, Plano Piloto, Sobradinho e Guará. Já a terceira fase do programa destinará R$ 37,4 milhões para a construção de 109,8 km de ciclovias em áreas como Vicente Pires, Riacho Fundo II e Lago Sul, além de melhorias nas principais rodovias do DF, como a EPNB e Epia.

Mobilidade sustentável e qualidade de vida

Com o programa “Vai de Bike”, o GDF busca incentivar o uso da bicicleta não apenas como uma alternativa de lazer, mas também como um modal de transporte urbano capaz de contribuir para a redução da poluição e do congestionamento nas vias. A aposta em ciclovias integradas à malha viária do DF é uma estratégia que visa a melhorar a qualidade de vida da população, promovendo uma cidade mais sustentável e acessível.

A criação de um sistema de compartilhamento de bicicletas elétricas também é um passo importante nesse processo, oferecendo uma opção prática, econômica e ambientalmente responsável para os deslocamentos diários, especialmente em uma cidade onde o trânsito pode ser desafiador.

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