Dois meses após ser implementado, o programa Vai de Graça, c que garante gratuidade no transporte público aos domingos e feriados, superou a marca de 10,7 milhões de acessos em um curto intervalo de tempo.
Lançado durante o Carnaval, em março, o programa cobre viagens de ônibus, metrô e BRT, permitindo que moradores do DF se desloquem sem custos nos dias de descanso. O objetivo é simples e potente: facilitar o acesso ao lazer, à cultura e ao comércio, especialmente para as famílias que dependem do transporte coletivo.
Apenas no feriado do Dia do Trabalhador (1º de maio), o sistema de transporte registrou 526.556 acessos, um salto de 57,16% em relação à mesma data no ano passado, quando o programa ainda não existia. No domingo seguinte (4 de maio), foram contabilizados 479.786 acessos, mantendo a média elevada de uso gratuito.
Datas comemorativas e grandes eventos demonstram ainda mais o alcance da medida. No aniversário de Brasília, por exemplo, foram mais de 602 mil acessos, enquanto o feriado da Páscoa registrou 474.545 utilizações. Durante o Carnaval, pico de movimento, os dados impressionam: somente no domingo (3 de março) foram 770.364 passageiros transportados gratuitamente.
A utilização do benefício é simples: basta ter um cartão de transporte – como Mobilidade, Vale-Transporte, PcD, Idoso ou Passe Livre Estudantil. Para quem não possui nenhum desses, é possível liberar a catraca com cartões de crédito ou débito por aproximação, também sem custo.
A expectativa do governo é manter e expandir a política pública, que se mostra eficiente não apenas do ponto de vista social, mas também como estratégia de desenvolvimento urbano.