Neste fim de semana, marcado pelas comemorações da Independência do Brasil, os brasilienses terão um incentivo extra para se deslocar: o programa Vai de Graça será válido no sábado (6) e no domingo (7), garantindo gratuidade no transporte público coletivo do Distrito Federal.
A medida foi determinada pelo governador Ibaneis Rocha por meio do Decreto nº 47.662/2025, publicado em edição extra do Diário Oficial do DF nesta quinta-feira (4).
Criado em fevereiro, o Vai de Graça completou seis meses em agosto, contabilizando 37 dias de gratuidade para usuários de ônibus e metrô.
O programa garante tarifa zero aos domingos e feriados, e, em ocasiões especiais, como Carnaval e Semana Santa, tem sido ampliado por decreto do GDF. Desde sua implantação, já foram registrados 19,2 milhões de embarques gratuitos.
No sábado (6), os ônibus circularão nos horários habituais da tabela de sábado. Já no domingo (7), dia do desfile cívico-militar de Independência na Esplanada dos Ministérios, o esquema será reforçado.
Além da tabela normal de domingo, haverá 134 ônibus extras em operação entre as 7h e as 13h, para atender principalmente os passageiros que se deslocarão das regiões administrativas até o Plano Piloto para acompanhar o evento.