Na noite desta terça-feira (16), o secretário da Casa Civil do Distrito Federal, Gustavo Rocha, formalizou sua filiação ao Republicanos em um evento que reuniu nomes de peso da política nacional e local.
A movimentação, celebrada por lideranças do Republicanos , do PP e do MDB, marcou a estreia de Rocha na vida partidária e ampliou as especulações sobre o papel que deve ocupar no xadrez eleitoral de 2026.
A cerimônia foi acompanhada de perto pelo governador Ibaneis Rocha, a vice-governadora Celina Leão (PP), pelo presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, pelo deputado federal Arthur Lira (PP), além de parlamentares e integrantes do GDF.
Também oficializaram a entrada no Republicanos a deputada distrital Jane Klebia ,o administrador de Taguatinga, Bispo Renato Andrade e o ex-deputado distrital delegado Fernando Fernandes.
Em seu discurso, o governador Ibaneis Rocha (MDB) reforçou a importância da adesão de novos nomes à base aliada.
“Desde 2018, o Republicanos nunca me faltou, sempre fez parte do meu governo desde 1º de janeiro de 2019. Queremos chegar juntos ao governo do DF com a indicação do presidente Marcos (Pereira) ao nome de Gustavo para nosso vice-governador. É uma aliança que se consolida para levar adiante esse trabalho.”
A fala de Ibaneis foi lida como um recado sobre os rumos da sucessão ao Palácio do Buriti. O nome de Gustavo Rocha surge como uma peça central nesse tabuleiro, com a possibilidade de ocupar a vaga de vice na chapa liderada por Celina Leão ao GDF em 2026.
Perfil
Advogado, Gustavo Rocha tem trajetória marcada pela atuação técnica e pelo trânsito em diferentes esferas do poder. Foi ministro dos Direitos Humanos no governo Michel Temer (MDB), conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e subchefe de Assuntos Jurídicos da Presidência da República. Desde 2019, integra a gestão de Ibaneis Rocha no GDF, onde ganhou espaço pelo perfil diplomático e pragmático.