spot_imgspot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioDistrito FederalGovernador Ibaneis autoriza estudos para nova linha do Metrô-DF

Governador Ibaneis autoriza estudos para nova linha do Metrô-DF

Publicado em

- Publicidade -

O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou, nesta sexta-feira (19), a ordem de serviço para a elaboração dos estudos de viabilidade da nova linha do Metrô-DF. O projeto prevê a criação da Linha 2, que deverá ligar as regiões do Gama, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Cruzeiro à área central de Brasília, passando pela Rodoviária do Plano Piloto e pela Esplanada dos Ministérios.

A autorização contempla a contratação de serviços especializados para a realização de estudos preliminares de caráter funcional, técnico, econômico e ambiental. Segundo Ibaneis, a obra integra o planejamento de longo prazo para a mobilidade urbana do Distrito Federal.

“A gente governa para o futuro. Os passageiros de Santa Maria e do Gama têm uma carência muito grande de transporte, principalmente porque é de onde vêm as pessoas do Entorno. Com a nova linha, ajudamos também os municípios vizinhos. Sabemos que é um projeto demorado, não para um único governo, mas estamos lançando as bases para depois buscarmos os recursos das obras estruturantes “, afirmou o governador.

A vice-governadora Celina Leão (PP) reforçou o caráter estratégico da iniciativa,” com a assinatura da ordem de serviço, estamos garantindo a continuidade da expansão para oito regiões do DF. Estamos construindo o futuro da mobilidade, com um transporte público mais eficiente”,declarou.

O traçado estimado da Linha 2 é de aproximadamente 50 quilômetros, interligando áreas populosas do DF ao centro político e administrativo da capital.

Expansão em Samambaia

No mesmo dia, Ibaneis vistoriou as obras de expansão da Linha 1 do Metrô-DF, no ramal de Samambaia. O consórcio CG–JFJ, responsável pela execução, atua em diferentes frentes: nas estações 35 e 36, na construção de um viaduto sobre a Avenida Sul e nas escavações dos 3,6 km adicionais de via.

Atualmente, cerca de 300 a 350 trabalhadores atuam diretamente no canteiro, e a obra gera aproximadamente 1,8 mil empregos diretos e indiretos. No pico das escavações, esse número deve aumentar. O investimento é de R$ 348,9 milhões, com recursos do GDF e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O prazo de execução varia entre dois anos e meio e quatro anos.

Durante a visita, Ibaneis destacou o impacto econômico e urbano da expansão:
” No mundo todo, a obra que mais traz relevância é a do metrô, e Brasília não via uma expansão há muitos anos. Por onde passa a linha, chega também o desenvolvimento. Temos comércio e empresas que se instalam pela facilidade de transporte. Nossa ideia é expandir também em Ceilândia. Após a análise do Tribunal de Contas do DF, lançaremos a licitação”, disse.

As duas novas estações terão 7 mil m² de área cada. A Estação 35 ficará próxima à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Estação 36, nas proximidades do Centro Olímpico, será o ponto final do ramal. Quando concluídas, devem beneficiar cerca de 15 mil passageiros diariamente.

O projeto também inclui três viadutos com passagens para pedestres e quatro passarelas aéreas em áreas de grande circulação. A ordem de serviço para a expansão em Samambaia foi assinada em fevereiro por Celina Leão.

Nos últimos anos, o GDF entregou três novas estações: 106 Sul, 110 Sul e Estrada Parque (EPQ). Atualmente, o Metrô-DF possui 42,3 km de extensão, transportando entre 160 mil e 180 mil usuários por dia útil. O sistema em formato de “Y” conecta Brasília a Ceilândia e Samambaia, passando por Águas Claras.

 

- Publicidade -

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM