O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), autorizou neste sábado (27) o início das obras de pavimentação da VC-351, no Gama.
A via, que liga a Ponte Alta Norte à Ponte Alta Sul, tem 5,35 quilômetros de extensão e conectará a DF-180 à DF-475. A expectativa é melhorar a mobilidade, ampliar a segurança e elevar a qualidade de vida de cerca de 20 mil moradores da região, marcada por chácaras, sítios, fazendas e condomínios.
A ordem de serviço foi assinada pelo governador Ibaneis Rocha em evento local. O investimento é de aproximadamente R$ 13,3 milhões e prevê não só o asfaltamento, mas também serviços de terraplenagem, drenagem, obras complementares, sinalização horizontal e vertical, além de paisagismo. A via terá 11 metros de largura, com faixas de rolamento de 3,5 metros e acostamento de 2 metros.
Para Ibaneis, a obra representa um avanço importante para a região. Segundo ele, o novo trecho vai desafogar o trânsito e dar mais agilidade ao escoamento da produção rural. “Essa obra será conduzida pelo DER e integra um conjunto de intervenções já realizadas e que continuam sendo executadas, como a ligação da região ao polo empresarial do Gama”, afirmou.
O governador destacou ainda o impacto simbólico da entrega. “Estamos tratando de mais de 40 anos de atraso em obras que estão sendo realizadas agora e devem ser concluídas no ano que vem, já no governo da Celina”, disse.
Durante a execução dos trabalhos, o trecho terá sinalização especial e redutores de velocidade para garantir a segurança de motoristas e operários. O projeto inclui ainda medidas ambientais, como reaproveitamento de solo e construção de reservatórios de água pluvial, para reduzir riscos de erosão e alagamentos.
A obra conta com recursos do GDF, do Banco do Brasil e de emendas parlamentares dos distritais Eduardo Pedrosa e Paula Belmonte . Além de melhorar o tráfego e a segurança viária, a iniciativa deve gerar cerca de 100 empregos diretos, movimentando a economia local.
Benefícios
De acordo com a administradora do Gama, Joseane Feitosa, a pavimentação chega em um momento simbólico, às vésperas do aniversário da cidade. “Esse novo trecho vai beneficiar não apenas os moradores, mas também produtores rurais e linhas de ônibus escolares”, afirmou.

Ela destacou ainda o impacto para a agricultura. O Gama tem forte produção de hortaliças e frutas como o mirtilo , além de polos de pesca e parques que movimentam a economia da região.