Nesta quinta-feira (31), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançará em Teresina (PI),o Programa Brasil Sem Fome.O governo federal articula um conjunto de ações e programas com o objetivo de tirar o país do Mapa da Fome, reduzir as taxas de pobreza e de insegurança alimentar e nutricional.
A nova política intitulada de Plano Brasil Sem Fome e foi aprovada pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que reúne 24 ministérios. A nova política está estruturada em três eixos:
- Acesso à renda, ao trabalho e à cidadania
- Alimentação adequada e saudável, da produção ao consumo
- Mobilização para o combate à Fome
Tem como metas reduzir ano a ano as taxas totais de pobreza e reduzir a menos de 5% o percentual de domicílios em insegurança alimentar grave.
Na rede social X, antigo Twitter,o presidente Lula publicou que o combate à fome é seu grande objetivo de vida. “Que o trabalhador possa voltar a comer as três refeições de forma digna e possa oferecer alimentação de qualidade para seus filhos. O trabalho continua”, afirmou. Lula viaja hoje para Teresina, no Piauí, onde lança o programa Brasil sem Fome. Por meio de estratégias de segurança alimentar e nutricional executadas ao longo desses anos , no entanto voltou a figurar no cenário nos último anos sobretudo no período da pandemia de covid-19.
Histórico
Em 2014 o Brasil havia saído do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU),dados do relatório global Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo, divulgado recentemente apontam que um em cada dez brasileiros (9,9%) passava por situação de insegurança alimentar severa entre 2020 e 2022.
Além disso, segundo o mesmo estudo, quase um terço (32,8%) da população do país está incluído nas categorias de insegurança alimentar severa ou moderada, o que corresponde a 70,3 milhões de brasileiros .
SERVIÇO:
Lançamento do Plano Brasil sem Fome
Dia: 31 de agosto (quinta-feira)
Horário: 16h
Local: Teresina Hall, Teresina, Piauí