O aumento alarmante de ocorrências de dengue em várias áreas do Brasil resultou na adoção de medidas urgentes em saúde pública por pelo menos quatro estados :Acre, Minas Gerais e Goiás, além do Distrito Federal.
Goiás
A publicação do decreto em Goiás ocorreu na sexta-feira passada (2). Informações da Secretaria de Saúde revelam que, neste ano, houve o registro de 22.275 ocorrências de dengue e duas fatalidades no estado – um acréscimo de 58% em relação ao mesmo intervalo de tempo em 2023.
Minas Gerais
No dia 27, foi emitido pelo estado de Minas Gerais um decreto de urgência em relação à saúde pública. Até o dia 29, foram notificados 64.724 casos suspeitos e 23.389 casos comprovados da enfermidade, além de uma morte confirmada e 35 em processo de investigação.
Distrito Federal
No dia 25 de janeiro, o governo do Distrito Federal decretou estado de emergência. O mais recente relatório sobre a situação epidemiológica informa que houve 29.492 casos suspeitos de dengue durante as quatro primeiras semanas do ano, além de seis óbitos relacionados à doença.
Acre
O decreto emitido pelo governo do Acre foi divulgado logo no começo do ano, especificamente no dia 5. Até o meio de janeiro, o estado já havia registrado 2.532 notificações de ocorrências de dengue. A cidade de Rio Branco é a que apresenta o maior número de casos.