Em uma medida que visa fortalecer o sistema educacional do Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha anunciou, por meio de uma edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta quarta-feira (29), a autorização para a nomeação de 4.172 novos profissionais para a rede pública de educação.
A nomeação abrange uma diversidade de cargos essenciais para o funcionamento eficiente das instituições de ensino, incluindo professores da educação básica, orientadores educacionais, analistas e gestores de políticas públicas.
Entre os novos nomeados, destacam-se 3.204 professores da educação básica, provenientes da carreira do magistério público, com jornadas de trabalho de 20h e 40h semanais. Além disso, foram incluídos 80 pedagogos orientadores educacionais, 258 gestores em políticas públicas e em gestão educacional, bem como outros 630 analistas em políticas públicas.
Esta iniciativa não apenas reforça o quadro de pessoal das escolas públicas do DF, mas também visa aprimorar a qualidade do ensino oferecido à comunidade. A mudança na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que prevê um investimento de mais de R$ 1,4 bilhão nos próximos três anos com os novos servidores, reflete o compromisso do governo com a valorização da educação e o desenvolvimento do capital humano local.
A nomeação desses profissionais representa um passo significativo na busca pela excelência educacional e no fortalecimento da infraestrutura escolar no Distrito Federal, visando proporcionar uma educação de qualidade e oportunidades iguais para todos os estudantes da região.