InícioDestaquesAeroporto de Brasília deve receber mais de 1 milhão de passageiros em...

Aeroporto de Brasília deve receber mais de 1 milhão de passageiros em dezembro

Publicado em

Férias e festas impulsionam movimento; novos voos e rotas internacionais fortalecem capital como hub estratégico

Dezembro promete ser um mês de intensa movimentação no Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek. Impulsionado pelas férias escolares e as festividades de fim de ano, o terminal deve receber cerca de 1,3 milhão de passageiros ao longo do mês, segundo estimativas da administradora Inframerica. O volume representa um crescimento de 1,8% em relação a 2023.

Para atender à alta demanda, estão previstos aproximadamente 8 mil pousos e decolagens, incluindo 142 voos extras. A data com maior movimento deve ser 5 de dezembro, quando estão programados 318 pousos e decolagens, com um fluxo estimado de 46 mil passageiros. Outros picos devem ocorrer nos dias que antecedem o Natal, com os horários de maior movimentação concentrados entre 6h e 10h e 18h e 22h.

Os destinos mais procurados incluem São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de capitais do Nordeste, como Salvador, Recife e Fortaleza. Brasília também figura como um polo atrativo, com previsão de receber 390 mil desembarques durante o mês.

Crescimento das rotas internacionais

Além da alta demanda doméstica, o aeroporto se consolida como porta de entrada para destinos internacionais. Em dezembro, são esperados 67 mil embarques e desembarques em 444 operações internacionais. Entre as novidades, está o retorno do voo direto para Cancún, no México, pela GOL Linhas Aéreas, a partir de 10 de dezembro, com duas frequências semanais. A rota é a única ligação direta do Brasil com o famoso destino turístico do Caribe.

Outras conexões serão inauguradas nos meses seguintes. Em janeiro, a GOL retomará voos para Buenos Aires, com cinco frequências semanais, e, em fevereiro, iniciará uma rota para Bogotá, na Colômbia.

Atualmente, Brasília conta com voos diretos para Lisboa, Miami, Orlando, Cidade do Panamá, Santiago, Lima e Buenos Aires, além das novas opções para Cancún e Bogotá. Essa conectividade reforça a posição do terminal como um dos principais eixos de transporte aéreo no país.

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM