InícioDistrito FederalBrasília celebra seus 65 anos com cerimônia especial de Troca da Bandeira...

Brasília celebra seus 65 anos com cerimônia especial de Troca da Bandeira Nacional

Publicado em

[adrotate group="7"]
[adrotate group="3"]
[adrotate group="6"]

Na véspera dos 65 anos de Brasília, a capital federal foi novamente palco de uma das mais simbólicas homenagens à Pátria: a cerimônia de Troca da Bandeira Nacional, realizada neste domingo (20), na Praça dos Três Poderes.

Em clima de reverência e orgulho cívico, o evento reuniu autoridades, moradores e turistas para celebrar não apenas o aniversário da cidade, mas também os valores que ela representa desde sua fundação.

A cerimônia, tradicionalmente realizada no primeiro domingo de cada mês, ganhou uma edição especial organizada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), sob a coordenação do Ministério da Defesa. Desta vez, a condução coube à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros Militar do DF, como parte das comemorações pelo aniversário da capital.

O ritual seguiu à risca o protocolo oficial: leitura do histórico da Bandeira Nacional, hasteamento do novo exemplar ao som do Hino Nacional, salva de 21 tiros de canhão, arriamento da bandeira anterior com o Hino à Bandeira e o tradicional desfile das tropas. Tudo meticulosamente orquestrado para reforçar o orgulho e o respeito pela nação brasileira.

| Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Com dimensões monumentais — 286 metros quadrados, 20 metros de comprimento, 14 de altura e 90 quilos —, a bandeira hasteada no mastro central da Praça dos Três Poderes é reconhecida pelo Guinness Book como a maior do mundo em uso contínuo. Ela tremula a 105 metros do chão e carrega, em sua base, uma inscrição que é quase um juramento coletivo: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto – visão permanente da Pátria”.

Para preservar sua integridade frente à ação do tempo e das intempéries, a bandeira é substituída mensalmente. O exemplar retirado é incinerado após a cerimônia, garantindo o respeito ao símbolo nacional. A manutenção do mastro e de toda a estrutura da bandeira é de responsabilidade da Novacap.

Mais do que um espetáculo cívico, a cerimônia deste domingo foi um lembrete da identidade que Brasília carrega. Cidade erguida no coração do país, símbolo da modernidade e do sonho de uma nação unida, Brasília celebrou mais um ano de história sob o olhar atento de sua bandeira — sempre no alto, sempre vigilante.

A Praça dos Três Poderes, onde o Executivo, o Legislativo e o Judiciário se encontram, foi novamente o palco onde a democracia se apresenta em sua forma mais simbólica: através do respeito aos rituais, da participação popular e da reverência aos símbolos nacionais.

Uma cena que, mesmo repetida todo mês, não perde a força — principalmente quando se trata de celebrar o aniversário da capital de todos os brasileiros.

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM