O novo ranking Connected Smart Cities (CSC) 2025 coloca Brasília como a cidade mais bem posicionada do Centro-Oeste em iniciativas de transformação digital, destacando-se pelas políticas de governo eletrônico e projetos de dados abertos.
Goiânia (GO) aparece em segundo lugar, seguida por Campo Grande (MS), Lucas do Rio Verde (MT), Cuiabá (MT), Ponta Porã (MS), Tangará da Serra (MT), Três Lagoas (MS), Rio Verde (GO) e Dourados (MS).
O prêmio foi entregue no maior evento de cidades inteligentes da América Latina, realizado em São Paulo entre terça (23) e quinta-feira (25). O encontro reuniu especialistas e gestores públicos para discutir como a tecnologia pode ampliar a eficiência da administração pública e melhorar a prestação de serviços.
Entre os exemplos de iniciativas avaliadas estão sistemas de mobilidade urbana mais sustentáveis, plataformas de monitoramento com câmeras, atendimento digital e aplicativos como o eGDF, que concentra serviços gerais; o GDF Saúde, voltado à assistência médica; o Economia DF, para questões fiscais; e o DF no Ponto, que fornece informações sobre transporte público.
O foco da edição de 2025 foi o uso da inteligência artificial (IA) para ampliar a conectividade e a integração entre sistemas, facilitando a tomada de decisões pelos gestores.
O levantamento do CSC considera 75 indicadores divididos em 13 áreas temáticas, como economia e finanças, meio ambiente, planejamento e mobilidade urbana. A edição deste ano avaliou o desempenho de quase 5 mil municípios em todo o país.