O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) representou Goiás nesta quarta-feira (13) no BTG Pactual AgroForum 2025, em São Paulo, um dos principais eventos do agronegócio no país.
Ao lado dos governadores Eduardo Leite (PSDB-RS), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ratinho Júnior (PSD-PR),Ronaldo Caiado participou do painel “Unindo Forças pelo Agro”, mediado pelo economista-chefe do BTG, Mansueto Almeida.
Na ocasião Caiado reforçar sua marca política, a de governar com autonomia, firmeza e foco em resultados. O governador relembrou o cenário crítico das contas públicas quando assumiu o comando de Goiás e disse que as reformas administrativas e tributárias implementadas pela gestão foram decisivas para equilibrar o caixa e viabilizar investimentos.
“É preciso ter coragem para resgatar a governabilidade”, afirmou. Segundo o governador, a harmonia entre Executivo e Legislativo em Goiás tem permitido a execução de obras estruturantes e políticas públicas de alcance regional. “Se o governo recua demais, ele não governa. É preciso delimitar claramente as áreas de ação”, disse, citando levantamento que aponta que quase 80% dos deputados da base têm alta chance de reeleição.
Caiado ainda elencou avanços obtidos durante seu mandato, como a liderança nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a regionalização da saúde , com ampliação de leitos de UTI no interior e a elevação expressiva dos investimentos em assistência social, de R$ 400 milhões para R$ 3 bilhões por ano. Também ressaltou o fortalecimento da segurança pública e a posição estratégica de Goiás no agronegócio.
“Eu exerço o governo com firmeza e não abro mão das minhas prerrogativas. Um governante não pode ser ‘dieta de cardíaco: sem sal, sem gosto, sem nada’. Ele precisa ser presente, ter coerência e um histórico moral que o credencie. É assim que se governa e se transforma um país: pelo exemplo da governança”, declarou, arrancando aplausos.
O estilo de gestão do goiano também foi elogiado por Tarcísio de Freitas, “não precisamos mais da mentalidade atrasada”, disse o governador paulista, ao destacar a importância de lideranças alinhadas às demandas contemporâneas do setor.
Organizado pelo maior banco de investimentos da América Latina, o AgroForum BTG Pactual reuniu empresários, investidores, gestores públicos e especialistas para debater tendências, inovação e oportunidades do agronegócio brasileiro.