InícioDistrito FederalCarnaval no DF tem queda de ocorrências e reforço na segurança

Carnaval no DF tem queda de ocorrências e reforço na segurança

Publicado em

O primeiro dia de Carnaval no Distrito Federal foi marcado por uma expressiva redução no número de ocorrências criminais em relação ao ano passado. Entre a tarde de sábado (1º) e a madrugada de domingo (2), foram registradas 35 ocorrências, o que representa uma queda de mais de 50% em comparação com a média diária do Carnaval de 2024, que teve 72,8 casos por dia.

A maior parte dos registros (48%) foi de furtos, totalizando 17 casos, sendo 14 apenas de celulares. A área central da capital concentrou 68% das ocorrências, reflexo da grande circulação de foliões. Durante todo o Carnaval do ano passado, foram registradas 364 ocorrências, um número significativamente maior do que o apurado neste primeiro dia de festa em 2025.

As ações preventivas das forças de segurança também resultaram na apreensão de armas brancas e drogas. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) lavrou dez termos circunstanciados, com apreensões de tesouras, canivetes, facas, soco-inglês, além de porções de maconha, cocaína e comprimidos de ecstasy. Além disso, um foragido da Justiça foi capturado ao tentar acessar um evento carnavalesco na região central de Brasília.

A redução nos índices de ocorrências é atribuída ao planejamento estratégico coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), que reforçou o efetivo policial em parceria com outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). As ações são monitoradas em tempo real pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que conta com 31 órgãos e instituições, incluindo mobilidade, saúde, fiscalização e serviços públicos.

A área central da cidade também recebeu a Cidade da Segurança Pública, estrutura montada no estacionamento da Torre de TV, onde as corporações acompanham os eventos em tempo real e tomam medidas rápidas para garantir um Carnaval tranquilo para a população.

O balanço positivo do primeiro dia de Carnaval indica que o reforço na segurança tem surtido efeito, proporcionando um ambiente mais seguro para os foliões. A expectativa é que a tendência de redução de ocorrências se mantenha ao longo dos próximos dias de festa, garantindo um Carnaval de paz para moradores e turistas que visitam o DF.

 

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM