A recém-formada federação União Progressista, que une União Brasil e Progressistas (PP), já nasce como um dos grupos partidários mais robustos do país e se prepara para ampliar sua influência nas eleições de 2026 — tanto no plano nacional quanto no local.
Em entrevista ao Jornalista, Toni Duarte ,do Radar DF o deputado distrital Eduardo Pedrosa (União Brasil), único representante da sigla com mandato na Câmara Legislativa do DF,fez um panorama do que esse a união história representa para a cena política .
Do ponto de vista da política local, o deputado Eduardo Pedrosa afirmou que a vice-governadora Celina Leão (PP) é a candidata natural da federação União Progressista ao Palácio do Buriti nas eleições de 2026. “Aqui no âmbito do Distrito Federal, nós temos a vice-governadora Celina Leão, que é do PP e que é apoiada pelo governador Ibaneis e que naturalmente é a candidata natural desta federação em 2026” .
Pedrosa destacou ainda o alinhamento com o governador Ibaneis Rocha e a estratégia da federação, formada por União Brasil e PP, para construir chapas competitivas para deputados distritais e federais, consolidando o protagonismo do grupo no DF. disse Pedrosa .
No plano nacional, o deputado ressalta que a nova federação nasce com musculatura política. “Temos aí o maior grupo partidário do Brasil. O União Progressistas já nasce imenso”, afirmou. A sigla conta com a maior bancada da Câmara dos Deputados, presença robusta no Senado, seis governos estaduais e mais de 1.400 prefeituras sob seu comando.
Sob a liderança de Antônio Rueda e ACM Neto, a União Progressista se consolida como um projeto político nacional capaz de superar barreiras locais e construir alianças com foco em resultados e estabilidade.
Entre os nomes que ganham força dentro do bloco está o do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), tido como pré-candidato à Presidência da República. Pedrosa não esconde a simpatia pelo goiano.
“Eu gosto muito do Ronaldo Caiado […]. Como o Caiado já tem uma candidatura pré-lançada, então a gente já tem um cenário construído com base nessa candidatura dele.” Para o distrital, Caiado encarna a proposta de uma política “moderada e dialogada”, capaz de reverter o atual cenário de polarização nacional.
Mesmo com os olhos voltados para 2026, Pedrosa afirma manter o foco em seu trabalho legislativo e nas ações sociais no Distrito Federal. Um dos principais projetos em andamento é o centro de referência para pessoas com autismo. A primeira unidade, localizada no Plano Piloto, está prestes a ser inaugurada.
“A gente tem aí 20 dias para entregar a primeira unidade funcionando. Eu gostaria de ver uma unidade dessa funcionando na região sul de Brasília, uma unidade funcionando na região norte”, destacou Ele.
Sem cravar uma candidatura futura, Eduardo Pedrosa evita especulações, mas admite que seu nome pode estar nas urnas em 2026. “Tenho focado muito em consolidar as minhas bases políticas […]. Posso ser candidato desde deputado distrital a outros cargos.”