O governador Ibaneis Rocha decretou ponto facultativo no Distrito Federal na próxima sexta-feira, 2 de maio. A decisão, publicada em edição extra do Diário Oficial do DF nesta sexta (25), vale para os órgãos da administração pública direta e indireta.
Com isso, a semana ganha um respiro extra para servidores públicos, que poderão aproveitar um feriadão prolongado. A medida foi oficializada por meio do decreto nº 47.149/2025, assinado por Ibaneis e integrantes da equipe do GDF.
Mas vale o alerta: nem todos os setores estarão de folga. Serviços considerados essenciais, como saúde, segurança pública, vigilância sanitária, assistência social, fiscalização tributária e de transporte, comunicação, defesa do consumidor e limpeza urbana não entram na folga. Os profissionais dessas áreas devem seguir orientações das respectivas chefias.
Além disso, o decreto também preserva as atividades da força-tarefa instituída pelo decreto nº 43.054/2022, voltada à manutenção de serviços essenciais em datas sensíveis.
Postos de atendimento, unidades administrativas e órgãos do GDF terão expediente suspenso na sexta (2). Já hospitais, delegacias, centros de acolhimento, equipes de fiscalização e limpeza continuarão operando normalmente.