spot_imgspot_img
InícioMinas GeraisMinas Gerais apresenta potencial de investimentos a empresas japonesas em missão oficial...

Minas Gerais apresenta potencial de investimentos a empresas japonesas em missão oficial liderada por Zema

Publicado em

- Publicidade -

Em um momento de transição energética global e crescimento da demanda por recursos minerais e agrícolas, Minas Gerais busca consolidar-se como polo estratégico de investimentos internacionais. Em missão oficial ao Japão, o governador Romeu Zema apresentou, nesta segunda-feira (23), em Tóquio, as oportunidades econômicas do estado a representantes de algumas das maiores corporações do país asiático, durante mesa-redonda promovida pela Organização Japonesa para Metais e Segurança Energética (Jogmec).

A reunião contou com a presença de diretores das empresas Sumitomo Corporation, Sojitz Corporation, JFE Steel Corporation, JX Advanced Metals Corporation e ITOCHU Corporation — todas com histórico de parceria ou investimentos no estado. O presidente da Jogmec, Michio Daito, destacou os avanços recentes de Minas em áreas como segurança jurídica, infraestrutura e transição energética.

Zema reforçou o desempenho da atual gestão na atração de investimentos e geração de empregos. Segundo ele, o estado caminha para atingir a marca de 1 milhão de novos postos de trabalho. “Minas Gerais se firmou como o destino mais promissor de investimentos no Brasil”, afirmou. O governador também apresentou o programa Minas Livre para Crescer, que já conta com a adesão de 560 dos 853 municípios mineiros, desburocratizando a abertura de negócios ao dispensar alvará para mais de 900 atividades econômicas.

Além da liberdade econômica, a localização geográfica também foi citada como diferencial competitivo. “Minas tem acesso privilegiado aos principais centros consumidores do país”, disse Zema. Ele também destacou o Trilhas de Futuro, considerado o maior programa de capacitação técnica profissional do Brasil, com 140 mil estudantes matriculados.

Energia limpa e minerais estratégicos

O estado também apresentou seus avanços na transição energética. Desde 2019, com o programa Sol de Minas, a potência instalada de energia solar saltou de 0,94 GW para 12 GW — marca inédita entre os estados brasileiros. O feito reforça o protagonismo de Minas no setor. “Temos uma das matrizes energéticas mais limpas do país, o que contribui para atrair empresas comprometidas com metas ambientais”, pontuou Zema.

Minas Gerais foi o primeiro estado da América Latina a aderir ao programa Race to Zero, liderado pelo Reino Unido, que estimula a descarbonização da economia. Durante o encontro em Tóquio, a comitiva posicionou o estado como plataforma para minerais estratégicos da transição energética, como lítio, grafite, nióbio e terras raras — todos com aplicações crescentes em baterias, semicondutores e tecnologias de ponta.

Cooperação bilateral

A Jogmec, anfitriã da mesa-redonda, é uma entidade pública japonesa criada em 2004 com a missão de garantir o fornecimento de recursos naturais ao Japão. No Brasil, atua em projetos de exploração e desenvolvimento de petróleo, gás e mineração, com foco em inovação, financiamento e parcerias estratégicas.

Desde novembro de 2023, a agência mantém um Memorando de Entendimento com o Governo de Minas, voltado à cooperação em áreas estratégicas como energia limpa, tecnologias de ponta e mineração sustentável. O documento busca facilitar a interlocução entre investidores japoneses e autoridades mineiras, com vistas à atração de novos projetos.

Segundo o governador Romeu Zema, a expectativa é de que a aproximação com o Japão contribua não apenas para ampliar a presença de empresas asiáticas no estado, mas também para fomentar o desenvolvimento de tecnologias ligadas à economia verde. “Estamos construindo uma Minas mais moderna, com sustentabilidade, inovação e abertura ao mundo”, concluiu.

- Publicidade -

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM