O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta terça-feira (24) o edital do segundo processo seletivo de 2025 do Programa Universidade para Todos (Prouni), voltado à concessão de bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior.
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de 30 de junho a 4 de julho, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (acessounico.mec.gov.br).O resultado da primeira chamada será divulgado em 7 de julho. A segunda chamada está prevista para o dia 28 do mesmo mês.
Para participar, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 ou 2024, com média mínima de 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação. Estudantes que participaram do Enem como “treineiros” — ou seja, antes de concluir o ensino médio — não podem concorrer.
O edital estabelece critérios sociais e acadêmicos para a concessão das bolsas. Para disputar as integrais, a renda familiar mensal per capita deve ser de até 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais (50%), o teto sobe para três salários mínimos por pessoa. Professores da rede pública que atuam na educação básica e concorrem a cursos de licenciatura e pedagogia estão isentos da exigência de renda.
Entre os critérios de elegibilidade, também se incluem:
- Ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública;
- Ter estudado como bolsista integral ou parcial em instituição privada;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública em exercício.
A classificação será feita com base na nota do Enem e seguirá uma ordem de prioridade, que privilegia professores da rede pública e estudantes oriundos da escola pública. A pontuação mais alta garante a vaga conforme a modalidade de concorrência escolhida — ampla concorrência ou cotas para pessoas com deficiência e autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas.
Quem não for selecionado nas duas chamadas poderá manifestar interesse na lista de espera, entre os dias 18 e 19 de agosto. O resultado dessa etapa será divulgado em 22 de agosto.
Calendário do Prouni 2025/2
- Inscrições: de 30 de junho a 4 de julho
- 1ª chamada: 7 de julho
- 2ª chamada: 28 de julho
- Lista de espera: manifestação entre 18 e 19 de agosto
- Resultado da lista de espera: 22 de agosto
Mais informações estão disponíveis no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, no endereço: acessounico.mec.gov.br.