O programa Vai de Graça, que garante gratuidade no transporte público do Distrito Federal aos domingos e feriados, registrou um aumento expressivo na adesão dos passageiros neste Carnaval.
No segundo dia de funcionamento, no último domingo (2), a iniciativa resultou em um crescimento de 88,4% na utilização do transporte coletivo em comparação com o mesmo período de 2024. Ao todo, 490.758 passageiros aproveitaram a gratuidade para se deslocar de ônibus e metrô.
Os ônibus foram responsáveis por grande parte do fluxo de passageiros, registrando 424.092 acessos, o que representa um aumento de 86,24% em relação ao mesmo dia do ano anterior. Para atender à demanda, o Governo do Distrito Federal (GDF) ampliou a frota disponível, passando de 1.106 para 1.190 ônibus.
O Metrô-DF também teve um aumento significativo na movimentação. O número de passageiros mais que dobrou, saindo de 32.765 em 2024 para 66.666 em 2025, um crescimento impressionante de 103,47%.
Instituído pelo governador Ibaneis Rocha, o programa Vai de Graça foi oficializado por meio de decreto assinado na sexta-feira (28/2). A iniciativa, que entrou em vigor no fim de semana de Carnaval, tem como objetivos principais:
✔ Facilitar o deslocamento da população nos dias de lazer e descanso;
✔ Incentivar o comércio e o turismo na capital federal;
✔ Reduzir os custos do transporte para os cidadãos em momentos estratégicos;
✔ Fortalecer a economia local, impulsionando estabelecimentos e eventos culturais.
A gratuidade continuará válida todos os domingos e feriados do ano, permitindo que mais brasilienses tenham acesso ao transporte público sem custo adicional.