Por onde passa o asfalto novo, passam também oportunidades. Com a inclusão de mais 23 obras rodoviárias, o programa Caminhos pra Avançar, do Governo de Minas, ganhou fôlego e expansão. Agora são 164 empreendimentos previstos, cobrindo mais de 500 quilômetros de vias em todas as regiões do estado. As obras incluem desde a recuperação funcional do pavimento até a construção de pontes e passarelas.
O investimento em infraestrutura rodoviária é uma bandeira antiga do governador Romeu Zema, que reforça a importância de abrir caminhos — literalmente — para atrair investimentos e fomentar o desenvolvimento regional.
“É preciso garantir um caminho seguro para quem passa e para quem quer se instalar em nosso estado”, destaca Zema. “Investir em mobilidade é garantir o futuro de Minas.”
De promessa a realidade: o que já foi feito
Criado em 2022, o programa nasceu com o desafio de recuperar a malha viária estadual, então marcada por décadas de abandono em várias regiões. De lá pra cá, o avanço é nítido: o número de trechos contemplados saltou de 99 para 164, e o valor investido passou de R$ 2 bilhões para R$ 5,2 bilhões.
Dos empreendimentos anunciados, 83 já foram concluídos, o que representa 2,6 mil quilômetros entregues à população. Outros 36 estão em andamento e cobrem mais 1.060 quilômetros. E o planejamento para os próximos anos já aponta 45 novas obras, com mais 788 quilômetros de estradas recuperadas.
Os números impressionam, mas o impacto vai além das pistas. As obras rodoviárias têm gerado cerca de 66 mil empregos diretos e indiretos, movimentando a economia local e levando renda a diversas famílias. Além disso, a infraestrutura melhorada facilita o escoamento da produção agrícola, impulsiona o turismo e garante mais segurança para quem circula pelo interior de Minas.
Ao todo, o Caminhos pra Avançar atua sobre 4,7 mil quilômetros de rodovias, de um total de mais de 28 mil quilômetros que formam a malha estadual. O programa combina recursos públicos e privados, o que permite acelerar os projetos e diversificar os modelos de gestão, como é o caso das concessões rodoviárias, que hoje somam 2.350 quilômetros sob responsabilidade da Seinfra-MG.
O programa Caminhos pra Avançar mostra que, com planejamento e continuidade, é possível sair do discurso e entregar resultados concretos.Aos poucos, Minas vai deixando para trás as estradas esburacadas e abrindo espaço para uma malha viária mais segura, eficiente e conectada com o futuro.