O governador de Minas Gerais, Mateus Simões, encerrou nesta quarta-feira (24) a participação do estado na Semana de Ação Climática de Londres (London Climate Action Week 2026), um dos principais encontros internacionais dedicados às políticas de enfrentamento das mudanças climáticas.
Durante três dias de programação, a delegação mineira apresentou projetos voltados à sustentabilidade, participou de debates com autoridades e investidores e buscou ampliar parcerias para a chamada economia verde.
No último dia do evento, Simões integrou o painel “Climate Disinformation: Start, Stop and Scale”, que reuniu especialistas e representantes de governos para discutir os efeitos da desinformação sobre as políticas climáticas e os desafios de combater a circulação de informações falsas em meio ao avanço das mudanças do clima.
“Desinformação é um problema, seja em saúde pública, seja na pauta climática, tanto no que diz respeito a como o clima vem se alterando, quanto a soluções que a gente tem disponíveis para reversão ou interrupção deste processo. Então, fechando a nossa participação na Semana de Ação Climática de Londres, temos a alegria de saber que a gente mantém a posição de referência nacional entre os estados em políticas climáticas”, afirmou o governador.
Durante o encontro, o Governo de Minas apresentou iniciativas voltadas ao monitoramento ambiental e à gestão de informações climáticas. Entre elas estão o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), a Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema), a Plataforma MRV Climático e o MG Florestas, sistema baseado em tecnologia blockchain para apoiar ações de preservação ambiental.
Ao fim da programação, Mateus Simões também participou da gravação de um vídeo produzido pelo Climate Group, organização responsável por parte das atividades do evento, destacando o papel dos governos estaduais na implementação de políticas públicas voltadas à adaptação climática e ao desenvolvimento sustentável.
A edição de 2026 da Semana de Ação Climática de Londres ocorreu em um cenário marcado pelos desdobramentos da COP30 e pelo aumento da participação de estados e governos locais na execução de políticas ambientais. Os debates concentraram-se em temas como financiamento climático, adaptação aos eventos extremos, segurança energética, minerais críticos e estratégias para acelerar a transição para uma economia de baixo carbono.
Segundo o governo mineiro, a missão internacional também teve como objetivo ampliar a cooperação com instituições estrangeiras e atrair investimentos para setores como energia renovável, bioeconomia, infraestrutura resiliente e finanças sustentáveis.
Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Lyssandro Norton Siqueira, o evento mostrou que os governos estaduais têm papel cada vez mais relevante na implementação das políticas climáticas.
“A agenda climática global entrou em uma nova fase, em que a capacidade de implementação se torna tão importante quanto a definição das metas. Minas Gerais tem demonstrado que é possível combinar desenvolvimento econômico, inovação tecnológica e sustentabilidade. Encerramos nossa participação em Londres fortalecendo parcerias e mostrando que os governos subnacionais têm um papel decisivo na construção de soluções para os desafios climáticos”, disse.
Além de Mateus Simões e do secretário Lyssandro Norton Siqueira, a delegação mineira contou com a participação da superintendente de Qualidade Ambiental e Mudanças Climáticas da Semad, Renata Araújo.



