spot_img
InícioCidadesApós vistorias, TRE-DF mantém locais de votação para o segundo turno

Após vistorias, TRE-DF mantém locais de votação para o segundo turno

Tribunal não identificou problemas que justificassem a transferência de eleitores para outros endereços

Publicado em

- Publicidade -
- Publicidade -

A votação do segundo turno no Distrito Federal, no próximo domingo (25), será realizada nos mesmos locais utilizados pelos eleitores no primeiro turno das eleições de 2026. A informação foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) nesta segunda-feira (19), descartando a necessidade de os eleitores procurarem novos endereços para participar do pleito.

A definição foi tomada após a análise das condições dos espaços destinados à votação. Antes do primeiro turno, a Justiça Eleitoral realizou vistorias para verificar a estrutura dos imóveis e identificar possíveis obstáculos ao funcionamento das seções eleitorais. Embora tenham ocorrido mudanças antes daquela etapa, não foram identificadas situações que exigissem novas transferências no Distrito Federal.

A alteração de um local de votação entre os dois turnos é uma possibilidade prevista na legislação eleitoral, mas depende de circunstâncias que justifiquem a medida. Problemas estruturais, obras que impeçam o uso do prédio e danos aos imóveis estão entre os fatores que podem motivar a mudança de endereço. Eventos climáticos extremos também podem exigir providências para proteger os eleitores, conforme as normas aplicáveis e a avaliação das autoridades competentes.

Para evitar dúvidas no dia da votação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza ferramentas para consultar a zona eleitoral, a seção e o respectivo endereço. O serviço pode ser acessado pelo aplicativo e-Título ou pelo Autoatendimento Eleitoral, no site oficial do tribunal.

Justiça Eleitoral altera endereços em outros estados

Enquanto o Distrito Federal manterá os locais de votação utilizados no primeiro turno, outras regiões do país terão mudanças para a segunda etapa do pleito. Na sexta-feira (17), a Justiça Eleitoral informou que 4.352 seções eleitorais tiveram seus locais de votação alterados em relação ao primeiro turno. O número representa menos de 1% do total de seções eleitorais do país.

As mudanças ocorreram por razões relacionadas à infraestrutura e à segurança dos espaços. Entre as justificativas estão obras, adequações para garantir acessibilidade e danos provocados pelas chuvas, que levaram à transferência de seções para imóveis com melhores condições de funcionamento.

São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia estão entre os estados com maior número de alterações.

O TSE ressaltou ainda que as transferências não são realizadas para favorecer candidaturas, confundir eleitores ou concentrar seções com o objetivo de reduzir custos. Segundo a Justiça Eleitoral, a finalidade é assegurar condições adequadas para que a população exerça o direito ao voto.

No Distrito Federal, portanto, a orientação é comparecer ao mesmo local utilizado no primeiro turno. Ainda assim, os eleitores podem confirmar seus dados pelos canais oficiais antes de sair de casa.

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM