Nessa terça-feira (16) pela primeira vez desde que a profissão de gari foi reconhecida nacionalmente, os profissionais do DF terão um dia de folga.Em virtude do Dia do Gari será também o Dia Sem Lixo – não haverá coleta de resíduos sólidos, catação ou varrição de lixo.
Para que a cidade se mantenha limpa e organizada, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) conta com a ajuda da população . Amanhã 16 de maio, a população deve manter o seu lixo dentro de sua casa ou comércio e depositá-lo na rua apenas no dia seguinte.
No ano passado o governador Ibaneis Rocha instituiu o Dia do Gari como ponto facultativo , exclusivamente para os trabalhadores da limpeza urbana. A profissão foi reconhecida nacionalmente em 16 de maio de 1976 e, desde então, a categoria luta por reconhecimento e valorização.
Veja o que fazer no Dia Sem Lixo para manter a cidade limpa e organizada:
- Mantenha os resíduos sólidos dentro de casa ou comércio e só disponha para coleta, na rua, no quarta-feira (17);
- Se preferir, utilize algum papa-lixo ou papa-entulho, conforme as especificidades de cada equipamento;
- Evite jogar lixo nas ruas! Procure a lixeira mais próxima ou guarde o resíduo consigo até achar um local apropriado para descarte;
- Propague a informação: comunique vizinhos, familiares e amigos sobre o Dia Sem Lixo e como eles podem ajudar na limpeza da cidade
Dia de celebrar
A comemoração do Dia do Gari já será no Distrito de Limpeza Norte, próximo ao Noroeste, das 8h às 13h.Uma manhã festiva e de reconhecimento a esses profissionais que prestam um serviço de grande relevância para a população :terá lanche especial, música ao vivo, sorteio de prêmios, show de talentos com premiação, serviços de saúde como aferição de pressão e medição de glicose, emissão de documentos com o Na Hora, atendimentos da Carreta da Mulher, vacinação contra a gripe e a covid-19, massagem, acolhimento psicológico, orientações jurídicas, serviços de beleza, e mais.