Nesta segunda-feira (19), o governo federal divulgou, os critérios para distribuição gratuita de absorventes, que beneficiará cerca de 24 milhões de mulheres em condição de vulnerabilidade social.
O Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual tem por público-alvo pessoas inscritas no Cadastro Único, em situação de rua ou pobreza, matriculadas em escolas públicas federais, estaduais e municipais e que pertençam a famílias de baixa renda, estejam no sistema penal ou cumprindo medidas socioeducativas. Adistribuição dos absorventes será em estabelecimentos da Atenção Primária à Saúde, escolas da rede pública, unidades do Sistema Único de Assistência Social, presídios e instituições de cumprimento de medidas socioeducativas.
O intuito do programa é combater a falta de acesso a produtos de higiene e a outros itens necessários ao período da menstruação ou a falta de recursos que possibilitem sua aquisição, oferecer garantia de cuidados básicos de saúde e desenvolver meios para a inclusão das mulheres em ações e programas de proteção à saúde menstrual.