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Dia da Pessoa com Deficiência relembra que a inclusão é um direito básico

Data comemorada neste domingo foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas

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Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é celebrado neste 3 de dezembro. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem por objetivo promover a reflexão sobre a necessidade de acessibilidade e inclusão social para todas as pessoas, principalmente buscando conscientizar e gerar mudanças nas atitudes em relação ao reconhecimento da singularidade de todos.

Igualmente, se faz importante a consideração sobre os enfrentamentos das pessoas com deficiência em espaços não acessíveis, ou seja, ambientes deficientes, que não respeitam um desenho arquitetônico ou linguagens comunicacionais que atendam a todas as pessoas com diversidade, seja ela linguística, física, intelectual, auditiva, visual ou neurodiversa.

Exercendo a cidadania com empatia 

Neste dia, é preciso celebrar as conquistas na luta pela acessibilidade, igualdade e equidade de oportunidades para todas as pessoas com deficiência. Além disso, deve-se exercer a cidadania com empatia.

É papel de todos lembrar sobre o respeito com relação aos direitos das pessoas com diversidade, como em situações em que existem vagas preferenciais, banheiros e locais reservados para atender as suas necessidades.

Acessibilidade não é caridade 

Promover a acessibilidade é um direito legal para dar a todos a oportunidade igual de ter acesso a recursos que vão desde a educação até a qualificação, visto que é um direito garantido por lei e promovê-la garante que todas as pessoas possam ter acesso aos mesmos meios independente de suas limitações físicas, sensoriais ou cognitivas.

Formas de promover a acessibilidade

Abaixo, veja algumas maneiras de promover mais acessibilidade:

  • Disponibilizar informações sobre acessibilidade no convite do evento;
  • Adaptar o espaço físico para garantir a circulação de cadeiras de rodas e outros equipamentos de mobilidade;
  • Disponibilizar intérpretes de libras para pessoas com deficiência auditiva;
  • Disponibilizar cardápios em braile ou em formatos acessíveis para pessoas com deficiência visual;
  • Não ocupar indevidamente as vagas preferenciais, banheiros ou locais reservados às pessoas com deficiência;
  • Usar o diálogo como uma ferramenta de instrução, respeito e empatia;
  • Perguntar ao outro como ele gostaria de ter atendido em suas necessidades;
  • Dirigir-se diretamente a pessoa ,e não ao seu acompanhante ou cuidador;
  • Jamais tratar o outro como incapaz ou deficiente;
  • Olhar para o outro como legítimo em sua singularidade.

*Por Maria Dolores Fortes Alves, escritora de livro sobre inclusão e professora da Universidade Federal de Alagoas

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