spot_imgspot_img
InícioBrasil e MundoRestituição histórica do IR: mais de 6 milhões de brasileiros recebem valores...

Restituição histórica do IR: mais de 6 milhões de brasileiros recebem valores a partir do maior lote já liberado pela Receita

Publicado em

- Publicidade -

A partir das 10h desta sexta-feira (23), milhões de brasileiros terão um motivo a mais para abrir o site da Receita Federal: será liberada a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025 — e não se trata de um lote qualquer. Com mais de 6,2 milhões de contribuintes contemplados e um montante recorde de R$ 11 bilhões, este é o maior lote já liberado na história do IR.

O pagamento está programado para cair na conta (ou na chave Pix do tipo CPF) dos contribuintes no dia 30 de maio. O lote inclui também restituições residuais de anos anteriores, trazendo alívio a quem esperava há tempos por esse retorno financeiro.

Quem recebe agora?

Boa parte dos contemplados faz parte dos grupos prioritários definidos por lei. São eles:

  • 240.081 contribuintes com mais de 80 anos;
  • 2.346.445 entre 60 e 79 anos;
  • 199.338 pessoas com deficiência física, mental ou com doenças graves;
  • 1.096.168 cuja principal fonte de renda é o magistério.

Mas uma novidade deste ano é a prioridade concedida a quem escolheu duas opções em conjunto: a declaração pré-preenchida e o recebimento via Pix. Essa escolha mais prática e moderna garantiu prioridade para 2.375.076 contribuintes, mesmo que não pertençam aos grupos com preferência legal.

Como consultar?

Para verificar se está entre os contemplados, o contribuinte pode acessar a página da Receita Federal e clicar em “Meu Imposto de Renda” > “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita, disponível para tablets e smartphones.

E se você não estiver na lista?

Quem não estiver incluído neste primeiro lote não precisa se desesperar. Ainda restam mais quatro lotes ao longo do ano. Mas é importante ficar atento: se houver alguma pendência na declaração, o contribuinte pode acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), corrigir as informações e aguardar os próximos pagamentos.

Valor não caiu na conta?

Caso o crédito não seja efetivado — por exemplo, se a conta bancária foi desativada — o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o contribuinte pode agendar o depósito em uma nova conta, acessando o Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento pelos telefones:

  • 4004-0001 (capitais);
  • 0800-729-0001 (demais localidades);
  • 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Se, ainda assim, o valor não for resgatado após esse prazo, será necessário fazer a solicitação pelo e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicando em “Meu Imposto de Renda” e, depois, em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

 

- Publicidade -

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM