Quem vai passar a virada do ano em eventos públicos no Distrito Federal poderá contar com um esquema especial de transporte coletivo montado pelo Governo do DF. Entre terça-feira (30) e quinta-feira (1º), ônibus e metrô terão horários ampliados, reforço de frota e períodos estendidos de gratuidade para atender o público esperado nas comemorações de Réveillon, principalmente na Esplanada dos Ministérios e na Prainha, no Lago Sul.
De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), a operação foi planejada para garantir acesso aos eventos e facilitar a dispersão do público após os shows e celebrações religiosas, reduzindo o trânsito de veículos particulares e aumentando a segurança viária.
“O transporte público é fundamental para que as pessoas possam participar das festas com tranquilidade, segurança e previsibilidade. Todo o planejamento foi feito para atender a demanda e permitir que o cidadão vá e volte com conforto”, afirmou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
Vai de Graça terá funcionamento diferenciado
O programa Vai de Graça também terá regras específicas ao longo da semana. Na terça-feira (30) e na quarta-feira (31), a gratuidade começa às 18h, com liberação das catracas até as 23h. Entre 23h01 e 23h59, a cobrança de passagens volta a ser aplicada.
A partir da zero hora de quinta-feira (1º de janeiro), o transporte público passa a operar gratuitamente durante todo o feriado, até as 23h59. Na sexta-feira (2), a cobrança retorna a partir da meia-noite, mantendo apenas a gratuidade entre 18h e 23h para atender o público do evento Nosso Natal, na Esplanada dos Ministérios.
Segundo a Semob, a ampliação da gratuidade busca incentivar o uso do transporte coletivo e reduzir o fluxo de veículos nas regiões com maior concentração de público. “A medida contribui diretamente para a organização do trânsito e para a segurança de todos que participam das comemorações”, informou a pasta.
Operação especial de ônibus
Para o evento Celebra DF, na Esplanada dos Ministérios, que deve reunir cerca de 30 mil pessoas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, haverá reforço na operação de ônibus, principalmente nos horários de dispersão do público. Na véspera do Ano-Novo, as operadoras vão trabalhar com tabela de dia útil; já no feriado, a circulação seguirá a tabela de domingo.
No Réveillon da Prainha, na Praça dos Orixás, a expectativa é de aproximadamente 2 mil pessoas na terça-feira (30) e 6 mil pessoas na virada de quarta para quinta. Para atender a demanda, será reativada a linha especial 103.1 – Rodoviária do Plano Piloto / Pontão do Lago Sul (Prainha).
A operação da linha começa às 14h, com viagens de hora em hora. A partir das 18h, a frequência aumenta para intervalos de 30 minutos, funcionando até as 2h da madrugada de quarta-feira e até as 4h da madrugada de quinta-feira.
Metrô com horário estendido
O Metrô-DF também terá funcionamento especial durante o Réveillon. Na quarta-feira (31), os trens operam das 5h30 até as 2h30 da madrugada de quinta-feira. Até as 23h30, o embarque e desembarque ocorrem normalmente em todas as estações. Após esse horário, o embarque será permitido apenas na Estação Central, com desembarque liberado nas demais estações para facilitar a saída do público.
Na quinta-feira (1º), o metrô volta a funcionar das 17h até as 2h30 da madrugada de sexta-feira, mantendo o mesmo esquema de embarque noturno concentrado na Estação Central.
A orientação do GDF é que a população utilize o transporte coletivo durante as festividades para evitar congestionamentos, reduzir riscos no trânsito e garantir um retorno mais seguro para casa após a virada do ano.




